Agenda

Evento em Lisboa vai discutir os desafios e as oportunidades na área de Gestão de Pessoas

(C) Sharing My Change

Na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, realiza-se em Lisboa, das 9h às 13h, nas instalações do Hotel Iberostar, a 5ª edição do “Sharing My Change!”, evento anual promovido pela empresa de consultoria de Gestão da Mudança “My Change” com o objetivo de compartilhar experiências de transformação por parte de gestores de topo das empresas. Esta edição terá como tema central “Soft Skills, Strong Changes”, como forma de destacar as histórias em que as “soft skills” tenham sido ingrediente fundamental.

“As matérias da gestão do desempenho, performance e do desenvolvimento de competências dos colaboradores nas organizações têm vindo a alterar-se nos últimos anos. Anteriormente, as “hard skills” eram fundamentais, mas o paradigma mudou e, atualmente, somos invadidos por gigabytes de informação que facilitam o desenvolvimento deste tipo de competências. Agora, é necessário algo distinto, que mantenha as pessoas em linha com as exigências do mundo em que vivemos e trabalhamos e que facilite a, cada vez mais necessária, interação com os outros, e é nesse contexto que entram, com toda a oportunidade, as “soft skills”, revelam Maria João Martins e Teresa Fialho, sócias da empresa My Change.

“O facto de ser já a 5ª edição deste evento significa que existe em Portugal uma verdadeira comunidade de change makers, que convive naturalmente com a mudança e que procura explorar os seus impactos mais positivos”, completam essas duas responsáveis.

O encontro contará com a presença de grandes profissionais, de renomadas empresas, que irão discutir temas inerentes ao setor de Recursos Humanos e de Gestão de Pessoas.

Segundo Pedro Ramos, diretor de RH do Grupo TAP Air Portugal e orador e moderador do evento, os temas mais em voga na área de RH em Portugal neste momento são “a Gestão da Mudança e a Transformação, o RH mais Ágil (o Agile Thinking nas organizações), a Diversidade Cognitiva nas empresas, o Propósito, entre outros”.

Na avaliação de Paulo Correa, CEO da empresa Keeptalent – consultoria especializada em Executive Search – Assessment – Outplacement, a área de RH no Brasil tem “abordado muito a questão do RH Ágil, impulsionados pelas necessidades da era digital em desenvolver o novo  perfil profissional requerido, além da mudança para um mindset de aprendizado continuo e o papel fundamental e transformador que o RH precisa liderar para tornar-se mais flexível e mobile, ajudando os profissionais e organizações nesta transformação”. Ainda de acordo com este profissional, a utilização das tecnologias em Recursos Humanos, como a robotização dos processos, e uso cada vez mais frequente de chatbots, bigdata, people analytics e inteligência artificial, são alguns dos pontos em alta nesse cenário.

 

Gestão de Pessoas no Brasil e em Portugal

Na opinião de Pedro Ramos, os conteúdos em termos de RH entre Brasil e Portugal “são similares”, porém, “as grandes diferenças estão na forma como as práticas de RH são aplicadas e vividas e isso tem muito a ver com a dimensão das empresas e das equipas no Brasil, que é muito maior, e, naturalmente, com questões culturais associadas a cada uma das regiões e geografias”. No resto, continua Pedro, “há uma grande convergência de ideias e uma verdadeira ponte área de melhores práticas de Gestão de Pessoas entre Europa e Brasil”.

Por sua vez, Paulo Correa acredita que, hoje em dia, “as diferenças são muito mais culturais do que de instrumentos e tecnologias e que as práticas mundiais de RH se pulverizam muito rapidamente por conta da tecnologia”, o que faz com vivamos realmente um mundo global, tornando as diferenças voltadas mais para a maneira de implementar as ideias da área de RH considerando a cultura de cada local”.

 

Expectativas sobre o evento

“Este vai ser um evento muito poderoso em termos de partilhas positivas de mudanças vividas na primeira pessoa. A vinda de um palestrante internacional do Brasil vai também enriquecer esta partilha e vem aumentar o scope das práticas e histórias da gestão da mudança na nossa lusofonia”, afirmou Pedro Ramos, que é também vice-presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas (APG) e membro do Conselho Estratégico da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Já Paulo Correa, que é também diretor de Projetos Especiais da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), ressalta que “será uma honra representar o Brasil neste evento e espera poder aprender muito e compartilhar um pouco do jeito brasileiro de lidar com a gestão de pessoas”.

 

Literatura para explicar a área de RH

Durante a 5ª edição do evento será lançada a obra “Sharing My Change – Viagem pela Gestão da Mudança”, coordenada por Maria João Martins, Teresa Fialho e Pedro Ramos e que reúne “grandes e inspiradoras viagens contadas na primeira pessoa” por grandes nomes da Gestão em Portugal.

A obra, editada pela RH Editora, reúne histórias, momentos decisivos de mudança e de transformação e muitas partilhas de desafios superados, sucessos alcançados, mas, também, vivências desafiadoras que exigiram que entidades e profissionais tenham assumido riscos e nos quais nem sempre foi possível prever as consequências.

Segundo os coordenadores do livro, “essa é uma obra feita pelos verdadeiros protagonistas da Gestão da Mudança e que aceitaram o nosso desafio de se tornarem viajantes de luxo nesta grande viagem de sucessos e de desafios de superação”.

O evento “Sharing My Change!” tem acesso gratuito.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo