Exposição Quem és tu? inaugura em Lisboa, no Museu Nacional do Teatro e da Dança

Depois de ter percorrido 10 concelhos do país desde março de 2023, a exposição chega ao Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, de 6 de junho a 29 de dezembro, para revelar objetos nunca antes expostos, que sublinham a relação entre o Teatro Nacional D. Maria II e o país.

A exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país, com curadoria de Tiago Bartolomeu Costa, chega a Lisboa, depois de mais de um ano de viagem pelo país, no âmbito do projeto Odisseia Nacional, do Teatro Nacional D. Maria II. Pensada para o momento em que o edifício do D. Maria II, no Rossio, se encontra encerrado para obras de requalificação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, esta exposição, que reflete sobre a história do Teatro e a sua relação com o país, é agora apresentada no Museu Nacional do Teatro e da Dança, de 6 de junho a 29 de dezembro, introduzindo novos elementos que evidenciam dimensões menos conhecidas da história do Teatro.

Inaugurada em março de 2023, em Águeda, a exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país foi apresentada em 10 concelhos de Portugal continental e Ilhas, ao longo de quase um ano – Águeda, Caldas da Rainha, Viseu, Ribeira Grande, Funchal, Évora, Sines, Faro, Amarante e Barcelos –, contabilizando um total de mais de 4.000 visitantes.

A partir de fotografias, trajes, maquetes, desenhos, filmes, objetos de cena e arquivo administrativo e criativo – oriundos de acervos do Museu Nacional do Teatro e da Dança e do Teatro Nacional D. Maria II, mas também de outras instituições e de particulares –, esta exposição é uma viagem que começa com a instauração da ditadura militar pelo golpe de 1926 e explora as muitas realidades de quase um século de história. Quem és tu? é uma viagem que cruza a história do Teatro Nacional D. Maria II com a história do país, estabelecendo ligações entre a prática artística e o seu contexto político e social e percebendo que são muitas as perspetivas e camadas de memórias acumuladas, sobretudo se se olhar para além das peças estreadas e da imponência do edifício.

A concessão do Teatro Nacional D. Maria II à Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro acompanhou 45 dos 48 anos da ditadura do Estado Novo. Nesse período, o teatro português desenvolveu-se, afirmou-se e definiu-se na relação com o regime. Recuperando a relação da companhia Rey Colaço-Robles Monteiro com o território nacional, a exposição pensa as relações entre os espetáculos apresentados e as diferentes camadas de representação (do país, da sociedade, do teatro e dos regimes políticos), potenciando a perceção pública de uma certa ideia de (e para o) teatro nacional, tanto enquanto edifício, como na sua missão.

A inauguração da exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, acontece a 6 de junho, às 18h, e integra uma visita guiada com o curador e o lançamento do catálogo da exposição, uma edição TNDM II / Bicho-do-Mato, com textos e coordenação de Tiago Bartolomeu Costa.

O catálogo desta exposição reúne, pela primeira vez, um conjunto significativo de documentos sobre a história do D. Maria II proporcionando uma leitura integrada de informação inédita. Uma publicação que permite acompanhar a evolução das perceções públicas sobre o modo como o teatro dialogou com os contextos sociais, políticos, estéticos, económicos e éticos, ao mesmo tempo que foi agregando essas diferenças numa única ideia: um teatro com “nacional” no seu nome.

A exposição pode ser visitada no Museu Nacional do Teatro e da Dança de 6 de junho a 29 de dezembro, de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país é uma produção do Teatro Nacional D. Maria II em parceria com o Museu Nacional do Teatro e da Dança e com a Comissão dos 50 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC e a Museus e Monumentos de Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Prata atinge maior valor desde 2012 e pode ultrapassar recorde histórico

Prata atinge maior valor desde 2012 e pode ultrapassar recorde histórico

O preço da prata subiu para quase 37 dólares por onça (cerca de 32€) esta semana, alcançando o nível mais…
Portugal: Fortaleza de Peniche vence Prémio Europeu do Património 2025 na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa

Portugal: Fortaleza de Peniche vence Prémio Europeu do Património 2025 na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa

A Fortaleza de Peniche, em Portugal, foi uma das vencedoras dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2025,…
Timor-Leste reforça compromisso com integração na ASEAN durante reuniões em Penang

Timor-Leste reforça compromisso com integração na ASEAN durante reuniões em Penang

A Vice-Ministra dos Assuntos da ASEAN e Representante de Timor-Leste nas Reuniões de Altos Funcionários (SOM Leader), Milena Rangel, liderou…
FCT lança programa para apoiar investigadores que tenham beneficiado de licença parental

FCT lança programa para apoiar investigadores que tenham beneficiado de licença parental

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou a 3.ª edição do programa RESTART, que visa apoiar investigadores…