África Subsaariana | Notícia | Tecnologia | Vida

Lesoto desenvolve aplicação para telemóvel para apoio a doentes com VIH nas zonas rurais

A Fundação Vodafone e o Ministério da Saúde de Lesoto desenvolveram uma aplicação para o telemóvel para aproximar os doentes com VIH das zonas mais rurais do país às clínicas onde precisam de receber tratamento regularmente, através do financiamento do transporte e facilidade no registo dos seus dados. Esta aplicação foi criada em conjunto com o serviço já existente na África Subsariana, o M-Pesa.

No Lesoto, a população portadora de VIH-SIDA tem que percorrer longas distâncias até às clínicas onde precisa de receber tratamento regular. Assim, quem for positivo para VIH regista-se nesta aplicação e tem acesso ao financiamento para cobrir as despesas necessárias à deslocação para a clínica mais próxima. Nessa clínica, também através de uma aplicação no smartphone desenvolvida pela Vodafone Foundation e pela Vodacom Lesotho, os médicos ou enfermeiros têm acesso à ficha clínica da pessoa e será então administrado o tratamento adequado.

Este programa é dirigido principalmente a mulheres grávidas, mães e crianças, que são o universo da população mais vulnerável. No Lesoto, estima-se que 23% da população tenha VIH e que cerca de 5000 crianças com menos de 14 anos nunca tenham sido diagnosticadas.

Este programa faz parte da iniciativa Connecting for Good da Fundação Vodafone.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo