Cultura | Vida

Loza Maleombho, a criadora marfinense reconhecida internacionalmente

Loza Maleombho, nascida no Brasil e educada nos Estados Unidos da América, vive na Costa do Marfim, onde criou uma marca de moda reconhecida internacionalmente, cujas produções são cobiçadas pela  ZARA, Diesel, Jill Stuart, Yigal Azrouel, e Cynthia Rowley, entre outros.

A marca de Loza, sediada em Abidjan, tem sido destaque na Vogue, Elle Magazine, Marie Claire e uma série de outras revistas de moda.

Segundo Loza, o seu processo criativo é muito centrado nas ferramentas que tem disponíveis, como tecidos e padrões locais, entrando depois num diálogo entre a tradição e a modernidade cujo fio condutor é na maioria das vezes uma narração, uma história.

Um dos projetos de Loza Maleombho foi destaque num vídeo da Beyoncé para a canção “Formation”. Numa entrevista após o lançamento do vídeo, Maleombho disse que assistiu quatro vezes ao vídeo só para ter um vislumbre do seu design.

Atualmente, a equipa de Loza Maleombho é composta por seis pessoas, mas planeia crescer, sobretudo reforçando a participação das mulheres. Loza planeia criar um workshop permanente para formar jovens mulheres de origens desfavorecidas em costura, design e criação de padrões em tecidos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo