Medicina, Saúde e Alimentação

A bebida tradicional do inverno pode melhorar a agilidade mental

chocolate; cacau

Um estudo da Universidade de Birmingham revela que o cacau pode melhorar a agilidade mental. O estudo envolveu 18 participantes que beberam cacau enriquecido com flavonol, que já existe no cacau. Os cientistas descobriram que o cacau enriquecido ajudou o cérebro a aumentar o nível de oxigênio muito mais rapidamente e com muito mais eficiência.

Os participantes também tiveram que fazer alguns testes cognitivos. Depois de beber cacau enriquecido com flavonol, os participantes pontuaram mais alto em tarefas de maior complexidade. Foram mais precisos e cerca de 11% mais rápidos.

Já se sabe há algum tempo que os flavonóides melhoram a saúde cardiovascular, podem ajudar a baixar a pressão arterial, melhorar os níveis de oxigenação sanguínea (que é o que ajuda no desempenho cognitivo) e até mesmo a resistência. No entanto, esta é a primeira vez que cientistas conseguiram mostrar que os flavonóides também ajudam no desempenho cognitivo.

E não é preciso beber cacau, os flavanóides também são encontrados em maçãs, uvas, chá, frutas vermelhas e em outros alimentos naturais. Os flavonóides são especialmente benéficos em tarefas cognitivamente exigentes, no entanto, os cientistas também descobriram que algumas pessoas não experimentam os mesmos benefícios. Isso pode ser porque estes indivíduos já estão suficientemente em forma.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo