A meditação melhora o sistema imunológico sem ativar os sinais inflamatórios, afirma novo estudo

A meditação é uma intervenção comportamental eficaz para tratar várias condições associadas a um sistema imunológico enfraquecido, de acordo com uma nova pesquisa conduzida pela Universidade da Flórida.

“Yoga e meditação são disciplinas holísticas que integram métodos mentais e físicos para o bem-estar humano”, afirmou Vijayendran Chandran da Faculdade de Medicina e do Instituto McKnight Brain da Universidade da Flórida.

“Essas práticas estão a crescer em popularidade em todo o mundo e, de acordo com uma recente pesquisa nacional de saúde, 14% da população adulta dos Estados Unidos praticou ioga ou meditação no ano anterior”, lê-se no estudo. “Vários estudos demonstraram vários benefícios para a saúde de tais métodos, incluindo redução do stress, ansiedade, fadiga, depressão, dor crónica e gravidade de doença inflamatória intestinal e doença cardiovascular.”

“No entanto, os mecanismos responsáveis ​​por essas melhorias são mal compreendidos.” No novo estudo, os autores realizaram análises genómicas e bioinformáticas de 388 amostras de sangue de 106 voluntários, com cerca de 40 anos de idade, que participaram num retiro intensivo de meditação Samyama.

O retiro Samyama foi realizado em abril de 2018 no Instituto Isha de Ciências Internas em McMinnville, TN, com a exigência de permanecer totalmente em silêncio por 8 dias, com mais de 10 horas de meditação por dia, uma dieta vegan restrita e um sono regular – ciclo de despertar.

As amostras foram obtidas antes e depois do retiro de meditação em quatro momentos. Os investigadores descobriram que a resposta ao stress oxidativo, desintoxicação e vias de regulação do ciclo celular foram reguladas para baixo após a meditação.

Surpreendentemente, 220 genes diretamente associados à resposta imune, foram regulados para cima, sem alterações significativas de expressão nos genes inflamatórios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste: Construção do Porto de Tíbar alcançou os 72% em 2021

Timor-Leste: Construção do Porto de Tíbar alcançou os 72% em 2021

O Ministério das Finanças de Timor-Leste informou, através de um documento, que a construção do Porto de Tíbar chegou a 72%…
Moçambique: Paralisação de fábricas de processamento de castanha de cajú empurra mais de 17 mil pessoas para o desemprego em Nampula

Moçambique: Paralisação de fábricas de processamento de castanha de cajú empurra mais de 17 mil pessoas para o desemprego em Nampula

Na província moçambicana de Nampula, 17.182 trabalhadores foram empurrados para o desemprego nos dois últimos anos na sequência da paralisação…
Presidente da Rússia pede a Exército ucraniano para tomar o poder

Presidente da Rússia pede a Exército ucraniano para tomar o poder

O Presidente russo, Vladimir Putin, apelou ao Exército ucraniano para que retirasse o apoio ao Governo ucraniano, o que significa…
Ucrânia confirma ataques da Rússia a creches e orfanatos

Ucrânia confirma ataques da Rússia a creches e orfanatos

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, confirmou os relatos de ataques e bombardeamentos a creches e orfanatos…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin