Uma maneira confiável de tornar o corpo humano mais resistente a vírus é a atividade física regular, como mostrou um novo estudo conduzido pela Glasgow Caledonian University.
Os cientistas descobriram que 30 minutos de atividade física cinco dias por semana ou 150 minutos por semana são suficientes para aproveitar os benefícios para o sistema imunológico. Os exercícios também não precisam ser muito intensos. Correr, jogar basquete ou nadar são boas opções para reduzir o risco de morte por doenças virais.
A equipa de cientistas anlisou 16.698 estudos epidemiológicos em todo o mundo publicados entre janeiro de 1980 e abril de 2020. Em concreto, examinaram a relação entre atividade física e resistência a infecções virais. Descobriram que a atividade física regular reduz o risco de morrer de infecções virais em 37%. Além disso, o estilo de vida fisicamente ativo reduz a suscetibilidade a esses vírus em 31%. Os cientistas dizem que esse efeito é importante no COVID-19 também.
Ser fisicamente ativo também aumenta a eficácia da vacinação contra doenças virais, como Covid-19. Os cientistas não investigaram muito profundamente as causas desse efeito. No entanto, suspeitam que tenha algo a ver com os efeitos antiinflamatórios e cardioprotetores exclusivos da atividade física.