Cannabis medicinal pode ajudar a diminuir efeitos colaterais da quimioterapia nos pacientes com cancro

Investigadores da Universidade de Sydney e do NHMRC Clinical Trials Centre, na Austrália, descobriram que a cannabis medicinal pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos doentes que fazem quimioterapia.

O governo de New South Wales investiu 21 milhões de dólares australianos neste projeto  que é o maior teste do mundo sobre a cannabis medicinal. Os cientistas queriam ver como esta substância pode ser usada para ajudar pessoas que sofrem de cancro.

A quimioterapia frequentemente causa efeitos colaterais adversos significativos, como náuseas e vómitos. Este novo estudo mostrou que um quarto dos pacientes que tomaram cannabis medicinal não apresentaram vómitos e náuseas, em comparação com 14% das pessoas que tomaram placebo. Essa é uma diferença significativa.

Os médicos dizem que náuseas e vómitos são os efeitos colaterais adversos que mais fazem os doentes quererem parar o tratamento.  No estudo, os doentes que que usaram cannabis medicinal experimentaram uma sensação de sedação, tontura e sonolência. Mas apenas um terço das pessoas que usam cannabis medicinal a classificam de moderada a grave. Esses sintomas também eram facilmente controláveis, especialmente quando comparados aos efeitos colaterais adversos da quimioterapia.

Esta foi apenas uma fase piloto de um estudo muito maior e os cientistas já conhecem seus próximos passos. Peter Grimison, investigador principal, disse: “O ensaio irá agora passar para uma fase mais ampla para determinar com muito mais certeza quão eficaz é a cannabis medicinal e se deve ser considerada para uso no tratamento de rotina do cancro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

Isabel Santos A eurodeputada Isabel Santos vai organizar em Portugal um conjunto de debates sob o nome “Conversas Europeias”.  Depois…
Centro de Competência Economia Azul capacita em Angola

Centro de Competência Economia Azul capacita em Angola

A equipa do Centro de Competência EconomiaAzul deslocou-se a Angola neste mês de setembro. Um país muitíssimo rico em recursos, e…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin