Cientistas desenvolvem “células inteligentes” com potencial para tratar doenças a nível celular

Uma nova pesquisa feita por uma equipa internacional de químicos descreve um novo tipo de célula artificial que pode comunicar com outras células dentro do corpo – com aplicações potenciais no campo de produtos farmacêuticos inteligentes.

“No futuro, células artificiais como esta poderiam ser projetadas para sintetizar e fornecer moléculas terapêuticas específicas adaptadas a condições fisiológicas ou doenças distintas – tudo dentro do corpo”, explicou Sheref Mansy, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Alberta que conduziu o estudo em colaboração com investigadores da Universidade de Trento, na Itália.

As células artificiais funcionam detectando mudanças do ambiente no corpo. Em resposta, a célula artificial cria e liberta um sinal de proteína que influencia o comportamento das outras células dentro do corpo. “Desta forma, as necessidades de mudança do hospedeiro seriam rapidamente satisfeitas de uma maneira que não inundasse o organismo inteiro com moléculas de drogas”, disse Mansy.

O laboratório de Mansy é o primeiro a construir células artificiais que podem comunicar quimicamente e influenciar o comportamento das células vivas naturais – primeiro com bactérias e agora com células encontradas em organismos multicelulares.

“Este trabalho começa a fazer a ponte entre o tipo de trabalho mais teórico ‘o que é a vida celular’ e as tecnologias aplicadas e úteis”, observou Mansy.

 

 

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: PAICV critica "falhanço" na política de segurança do Governo

Cabo Verde: PAICV critica "falhanço" na política de segurança do Governo

O PAICV apontou o “falhanço” nas políticas de segurança do Governo cabo-verdiano esta quarta-feira, 11 de janeiro, no Parlamento.  “No…
Timor-Leste: Estado gasta 53 mil euros por dia em veículos

Timor-Leste: Estado gasta 53 mil euros por dia em veículos

O Ministério das Finanças de Timor-Leste divulgou dados que indicam que o Estado gastou mais de 57 mil dólares americanos…
Brasil: Bolsonaro poderá vir a ser deportado dos EUA

Brasil: Bolsonaro poderá vir a ser deportado dos EUA

No dia 30 de dezembro do ano passado, o então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, deixou o país rumo ao…
Ato em Lisboa procurou defender a democracia no Brasil

Ato em Lisboa procurou defender a democracia no Brasil

Cerca de 38 organizações portuguesas e quase 300 pessoas assinaram um documento de apoio ao governo democraticamente eleito do Brasil…