Investigadores da Universidade de Yale descobriram uma proteína que ajuda na proteção contra a doença de Lyme, uma descoberta que pode, no futuro, ajudar a diagnosticar e tratar esta infeção.
A doença de Lyme é uma doença transmitida por carrapatos infetados com Borrelia burgdorferi . A manifestação da doença varia entre os indivíduos, com a maioria apresentando sintomas leves facilmente tratados com antibióticos. No entanto, em alguns casos de Lyme não tratada, a infecção pode espalhar-se para o coração, articulações, sistema nervoso e outros órgãos.
Os investigadores descobriram que uma proteína, Peptidoglycan Recognition Protein 1 (PGLYRP1), atua como um sinal de alerta precoce para o sistema imunológico quando exposto à bactéria. “ Estimular a capacidade das pessoas de produzir mais desta proteína pode ajudar a combater a infeção”, refere Erol Fikrig, autor do estudo.
A equipa de investigação concluiu também que as pessoas com níveis mais elevados de PGLYRP1 são menos suscetíveis à infeção por B. burgdorferi , o que ajuda a explicar a razão de alguns indivíduos infetados têm melhores resultados no tratamento.