Medicina, Saúde e Alimentação

Cirurgia para perda de peso em adolescentes pode enfraquecer os ossos

obesidade; saúde; perda de peso

Uma cirurgia comum para perda de peso em adolescentes com obesidade chamada gastrectomia vertical tem efeitos prejudiciais para os ossos, de acordo com um novo estudo.

O estudo examinou 52 adolescentes com obesidade moderada a grave, 26 dos quais foram submetidos à gastrectomia vertical. Os resultados revelaram que os pacientes que fizeram a cirurgia tiveram um aumento significativo na gordura da medula óssea e uma diminuição na densidade óssea na coluna lombar.

“Adolescentes submetidos à gastrectomia vertical tiveram perda óssea e um aumento na gordura da medula óssea, apesar da perda acentuada de gordura corporal”, refere Bredella, autor do estudo. “Embora a cirurgia para perda de peso tenha sucesso na perda de peso e na melhora dos distúrbios metabólicos, ela tem efeitos negativos nos ossos.”

Numa gastrectomia vertical aproximadamente 75% do estômago é removido para restringir a ingestão de alimentos e induzir a perda de peso. O número destes procedimentos realizados em adolescentes aumentou 100 vezes de 2005 a 2014.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo