“Colesterol bom” pode proteger o fígado

O chamado colesterol bom pode ser ainda melhor do que imaginamos. Uma nova pesquisa sugere que um tipo de lipoproteína de alta densidade (HDL) tem um papel, até então desconhecido, na proteção do fígado contra lesões. Este HDL protege o fígado, bloqueando os sinais inflamatórios produzidos por bactérias intestinais comuns.

O HDL é mais conhecido por limpar o colesterol do corpo e levá-lo ao fígado para eliminação. Mas no novo estudo, publicado na revista Science, os cientistas identificaram um tipo especial de HDL chamado HDL3 que, quando produzido pelo intestino, bloqueia os sinais bacterianos do intestino que causam inflamação do fígado. Se não forem bloqueados, esses sinais bacterianos viajam do intestino para o fígado, onde ativam as células imunológicas que desencadeiam um estado inflamatório, que leva a danos no fígado.

“Embora o HDL tenha sido considerado ‘bom colesterol’, os medicamentos que aumentam os níveis gerais de HDL caíram em desuso nos últimos anos por causa de ensaios clínicos que não mostraram nenhum benefício em doenças cardiovasculares”, disse a autora J. Randolph.

“Mas o nosso estudo sugere que aumentar os níveis deste tipo específico de HDL, e especificamente aumentá-lo no intestino, pode ser uma promessa de proteção contra doenças do fígado, que, como as doenças cardíacas, também são um grande problema crónico de saúde.” 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

FMI considera insensato limitar projetos de gás em Moçambique

FMI considera insensato limitar projetos de gás em Moçambique

O representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Moçambique, Alexis Meyer-Cirkel, afirmou que é pouco sensato pensar em limitar o desenvolvimento dos projetos de…
Cabo Verde estima concluir privatizações no setor aeroportuário em 2022

Cabo Verde estima concluir privatizações no setor aeroportuário em 2022

O Governo de Cabo Verde informou que quer concluir em 2022 os processos de concessão e privatização das empresas públicas do setor aeroportuário,…
Timor-Leste: Aprovado salário do 13.º mês

Timor-Leste: Aprovado salário do 13.º mês

O Governo timorense aprovou o pagamento extraordinário de um mês de salário adicional aos funcionários, agentes e contratados da administração…
Dezembro traz O Cerejal e Off ao Teatro D. Maria II

Dezembro traz O Cerejal e Off ao Teatro D. Maria II

Dezembro é mês de estreias no Teatro Nacional D. Maria II. De 2 a 19 de dezembro, a companhia mala…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin