Exposição à poluição do ar durante a gravidez pode aumentar o risco de obesidade em bebés

Um novo estudo mostra que as grávidas expostas a níveis mais altos de poluição do ar têm bebés que crescem excepcionalmente rápido nos primeiros meses após o nascimento, acumulando um excesso de gordura que pode colocá-los em risco de obesidade e doenças relacionadas.

O estudo de pares de mãe e filho hispânicos, publicado na revista Environmental Health , é o mais recente a sugerir que a má qualidade do ar pode contribuir, pelo menos em parte, para o problema de obesidade nos EUA.

A obesidade afeta particularmente as populações minoritárias que tendem a viver em locais com maior exposição a poluentes tóxicos. Estudos anteriores referem que cerca de um em cada quatro jovens hispânicos nos Estados Unidos são obesos, em comparação com cerca de 14% dos jovens brancos e 11% dos jovens asiáticos.

“As taxas mais altas de obesidade entre certos grupos da sociedade não são simplesmente um subproduto de escolhas pessoais como exercício fisico e calorias ingeridas. É mais complicado do que isso”, explica Tanya Alderete, autora do novo estudo. “Este estudo e outros sugerem que a obesidade pode também estar relacionada com o ambiente onde a pessoa se insere.”

“Descobrimos que uma maior exposição à poluição do ar ambiente pré-natal foi associada a maiores mudanças no peso e adiposidade, ou gordura corporal, nos primeiros seis meses de vida”, disse Patterson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal e Moçambique reforçam cooperação com 80 milhões de euros

Portugal e Moçambique reforçam cooperação com 80 milhões de euros

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação…
Angola volta a mencionar criação de um banco da CPLP

Angola volta a mencionar criação de um banco da CPLP

Angola mencionou novamente nesta segunda-feira, 22 de novembro, a intenção de criar um banco de investimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O…
Afeganistão: Mulheres proibidas de aparecer em programas de entretenimento

Afeganistão: Mulheres proibidas de aparecer em programas de entretenimento

O governo talibã lançou uma nova regra no Afeganistão. Segundo o próprio, as mulheres estão proibidas de aparecer em programas de…
Cabo Verde: PR sugere debate sobre financiamento do ensino superior

Cabo Verde: PR sugere debate sobre financiamento do ensino superior

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, propôs nesta segunda-feira, 22 de novembro, um debate “sério e aprofundado” sobre…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin