Um estudo recente de investigadores da Universidade de Delaware sugere que exercícios aeróbicos podem aumentar o vocabulário das crianças. O artigo, publicado no Journal of Speech Language and Hearing Research, detalha um dos primeiros estudos sobre o efeito do exercício na aprendizagem de vocabulário em crianças.
No estudo, crianças de 6 a 12 anos aprenderam novas palavras antes de fazer uma de três coisas – nadar, exercícios de CrossFit ou preencher uma folha de colorir. As crianças que nadaram foram 13% mais precisas nos testes de acompanhamento das palavras de vocabulário.
Faz sentido para a investigadora principal, Maddy Pruitt, ela mesma uma ex-nadadora universitária que agora faz aulas regulares de CrossFit. “O movimento motor ajuda a codificar novas palavras”, disse ela, explicando que o exercício é conhecido por aumentar os níveis de fator neurotrófico derivado do cérebro, uma proteína que Pruitt descreve como o “Milagre do cérebro”.
Então porque a natação fez a diferença e o CrossFit não? Pruitt atribui isso à quantidade de energia que cada exercício exige do cérebro. A natação é uma atividade que as crianças podem realizar sem muito pensamento ou instrução. Era mais automático, enquanto os exercícios CrossFit eram novos para eles. As crianças precisavam aprender os movimentos, o que exigia energia mental.