Recém-nascidos devem ser estimulados a segurar e alcançar objetos, diz estudo

Recém-nascidos e bebés devem ser estimulados a manipular objetos e observar os adultos a realizarem tarefas quotidianas. Este incentivo ajuda no seu desenvolvimento social, motor e cognitivo, observam os investigadores num artigo publicado na edição de maio de 2021 da revista Infant Behavior & Development.

Segundo os autores, desde muito cedo os bebés devem ter contato frequente com objetos para desenvolver a habilidade de segurar coisas e estender a mão para alcançá-los. Através da interação social, até mesmo os recém-nascidos podem aprender a usar o seu próprio corpo e a perceber as ligações entre os seus movimentos e o ambiente ao seu redor.

“Apresentamos evidências de que as atividades de imitação e manipulação neonatal estão conectadas e, portanto, propomos práticas de estimulação baseadas em desenhos experimentais, onde os bebés devem ser posicionados em posturas favoráveis ​​para observar os adultos nas suas tarefas. Isso terá um impacto na maneira como os bebés entendem o mundo social e a cadeia de ações possíveis nesse ambiente ”, argumentam no artigo.

Para Priscilla Ferronato, professora do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista (UNIP) de São Paulo, Brasil, e primeira autora do artigo, o estudo inovou ao evidenciar a ligação entre a imitação social e o sistema motor subjacente à manipulação. 

“Uma pesquisa publicada desde 1970 mostrou que os bebés podem copiar as expressões faciais assim que nascem. Sugerimos que eles imitem as ações motoras manipulativas tanto quanto as expressões. Quando os bebés veem os adultos a usar as mãos, eles copiam os movimentos, e isso ajuda a que eles usem as suas próprias mãos “, disse ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Revista de Imprensa Lusófona de 15 de setembro de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 15 de setembro de 2021

Em Portugal o “Público” destaca o título “Autárquicas 2021: Mais de 80% dos presidentes de câmara recandidatam-se, metade entra no…
Noruega abre duas novas áreas offshore para captura e armazenamento de carbono

Noruega abre duas novas áreas offshore para captura e armazenamento de carbono

O governo norueguês lançou duas novas áreas para injeção e armazenamento de dióxido de carbono na plataforma continental norueguesa. O…
Angola: Partidos passam a assumir despesas da fiscalização do registo eleitoral

Angola: Partidos passam a assumir despesas da fiscalização do registo eleitoral

O diretor nacional para o Registo Eleitoral Oficioso, Fernando Paixão, informou que os partidos políticos terão de assumir as despesas…
Reduzir o açúcar em alimentos embalados pode prevenir doenças em milhões de pessoas

Reduzir o açúcar em alimentos embalados pode prevenir doenças em milhões de pessoas

Cortar 20% do açúcar dos alimentos embalados e 40% das bebidas poderia prevenir 2,48 milhões de eventos de doenças cardiovasculares…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin