Uma equipa de investigadores da Escola de Medicina David Geffen da Universidade da Califórnia encontrou evidências de que comer uvas pode aumentar a diversidade do bioma intestinal e também reduzir os níveis de colesterol no sangue. No artigo publicado na revista Nutrients, os investigadores descrevem testes em que alimentaram voluntários com pó de uva durante quatro semanas.
Pesquisas anteriores já tinham mostrado que comer certas frutas, como maçãs e uvas, pode promover vasos sanguíneos saudáveis porque contêm polifenóis, que são antioxidantes. Comer essas frutas também reduz o açúcar no sangue e os níveis de pressão arterial. E, em alguns casos, comprovou-se que o consumo de polifenóis reduz a inflamação, um fator que contribui para as doenças cardíacas. Neste novo esforço, os investigadores analisaram outros possíveis benefícios de comer uvas.
Neste estudo, descobriram que depois de quatro semanas a comer pó de uva, todos os voluntários aumentaram a diversidade do bioma intestinal. Pesquisas anteriores mostraram que o aumento da diversidade do bioma intestinal tende a estar associado a um forte sistema imunológico.
Notavelmente, os níveis da bactéria Akkermansia, que é conhecido por ter um impacto positivo nos níveis de glicose e no metabolismo dos lipídios, também aumentaram. Os cientistas também descobriram que este consumo levou à redução dos níveis gerais de colesterol de 6,1% e uma queda de 5,9% no LDL. E também descobriram que alguns ácidos esteróides na bile caíram 40,9% – pesquisas anteriores mostraram que estes desempenham um papel no metabolismo do colesterol.