Num grande estudo, publicado na revista PLoS Medicine, uma equipa de investigadores da Tianjin Medical University e da Yale University descobriu que a ingestão separada e combinada de chá e café foi associada a um menor risco de acidente vascular cerebral e demência.
As conclusões do estudo referem que os participantes que relataram beber 2 a 3 chávenas de café e 2 a 3 de chávenas de chá por dia foram associados a um risco cerca de 30% menor de AVC e demência. A combinação de café e chá parece estar correlacionada com menor risco de acidente vascular cerebral e demência em comparação com café ou chá separadamente. No entanto a ingestão de café sozinho foi também associada a menor risco de demência pós-AVC.
“Café e chá estão entre as bebidas mais consumidas, tanto no Reino Unido quanto no mundo todo”, refere Yuan Zhang, da Escola de Saúde Pública da Universidade Médica de Tianjin. O estudo incluiu 365.682 participantes (50 a 74 anos) do UK Biobank. Os participantes aderiram ao estudo de 2006 a 2010 e foram acompanhados até 2020.
“Descobrimos que beber café e chá separadamente, ou em combinação, estava associado a um menor risco de derrame e demência”, disseram os cientistas. “Além disso, beber café sozinho ou em combinação com chá foi associado a um menor risco de demência pós-AVC”.
“As nossas descobertas apoiam uma associação entre o consumo moderado de café e chá e o risco de derrame e demência”, conclui a equipa.