Um novo estudo divulgado ontem, 7 de setembro, diz que adultos com menos de 45 anos de idade que consomem cannabis têm um risco duas vezes maior de ter um ataque cardíaco, sendo a probabilidade maior em consumidores mais frequentes.
Os investigadores relatam que os resultados, publicados no Canadian Medical Association Journal, alinham-se com outros estudos que demonstram uma ligação entre o consumo frequente de cannabis e ataques cardíacos (enfarte agudo do miocárdio) em ambientes hospitalares.
Este estudo examina a frequência do uso de cannabis e o método de consumo com risco de ataque cardíaco em jovens adultos, que normalmente não correm alto risco devido à idade.
“Com a recente legalização e descriminalização, o uso de cannabis está a aumentar em jovens adultos na América do Norte, e não conhecemos totalmente os seus efeitos na saúde cardiovascular”, disse Karim Ladha, cientista clínico da Unity Health Toronto, num comunicado à imprensa. “Encontramos uma associação entre o uso recente de cannabis e o enfarte do miocárdio, que persistiu numa série de análises de sensibilidade robustas.”
“Essa associação foi consistente em diferentes formas de consumo de cannabis, incluindo fumo, vaporização e outros métodos, como comestíveis”, acrescentou Ladha. “Isso sugere que nenhum método de consumo é mais seguro do que outro a esse respeito”.