O consumo de cogumelos está associado a um menor risco de cancro, de acordo com um novo estudo. Os resultados são baseados numa análise de 17 publicações sobre mais de 19.500 pacientes com cancro que exploram a relação entre o consumo de cogumelos e o risco de cancro.
Os cogumelos são ricos em vitaminas, nutrientes e antioxidantes. As descobertas da equipa mostram que esses superalimentos também podem ajudar na proteção contra o cancro. Embora os cogumelos shiitake, ostra, maitake e king ostra tenham maiores quantidades do aminoácidos do que os cogumelos white button, cremini e portabello, os investigadores descobriram que as pessoas que incorporaram qualquer variedade de cogumelos nas suas dietas diárias têm um risco menor de cancro.
De acordo com as descobertas, os indivíduos que comeram 18 gramas de cogumelos por dia têm um risco 45% menor de cancro em comparação com aqueles que não comem cogumelos.
“Os cogumelos são a maior fonte dietética de ergotioneína, que é um antioxidante potente e protetor celular único”, refere Djibril M. Ba, da Penn State College of Medicine. “Reabastecer o corpo com antioxidantes pode ajudar a proteger contra o stress oxidativo e reduzir o risco de cancro.”