Ensinar empatia às crianças melhora de forma mensurável a sua criatividade

Ensinar as crianças, de uma forma que as estimule, a ter empatia com as outras pessoas melhora de forma mensurável a sua criatividade e pode levar a vários outros resultados benéficos na aprendizagem benéficos, sugere um novo estudo.

Os resultados são de um estudo da Universidade de Cambridge com alunos do 9º ano de Design e Tecnologia (D&T) (com idades entre 13 e 14 anos) em duas escolas de Londres. Na experiência os alunos de uma escola passaram um ano a seguir o currículo escolar pré estabelecido,  enquanto no outro grupo foram usadas um conjunto de ferramentas de pensamento de projeto de engenharia que visam estimular a capacidade dos alunos de pensar de forma criativa e gerar empatia, enquanto resolvem problemas do mundo real.

Ambos os grupos de alunos foram avaliados quanto à criatividade no início e no final do ano letivo, usando o Teste Torrance de Pensamento Criativo: um teste psicométrico estabelecido internacionalmente.

Os resultados mostraram um aumento estatisticamente significativo da criatividade entre os alunos da escola de intervenção, onde as ferramentas de pensamento foram utilizadas. Ainda é mais surpreendente tendo em conta que no início do ano, as pontuações de criatividade dos alunos na escola de controlo, que seguiam o currículo padrão, eram 11% mais altas do que as da escola de intervenção. No final, entretanto, a situação mudou completamente: a pontuação em criatividade entre o grupo de intervenção foram 78% mais altos do que o grupo de controlo.

Os investigadores também estudaram categorias específicas do Teste de Torrance que são indicativas de empatia emocional ou cognitiva: como ‘expressividade emocional’ e ‘mente aberta’. Os alunos da escola de intervenção novamente pontuaram muito mais alto nessas categorias, indicando que uma melhora acentuada na empatia estava a impulsionar as pontuações gerais de criatividade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

MISA compromete-se a impulsionar liberdade de imprensa em Moçambique e na África Austral

MISA compromete-se a impulsionar liberdade de imprensa em Moçambique e na África Austral

O Instituto para a Comunicação Social da África Austral- (MISA Moçambique) e o Conselho Superior da Comunicação Social comprometeram-se, esta…
Covid-19: Portugal regista mais 4.153 novos casos nas últimas 24 horas

Covid-19: Portugal regista mais 4.153 novos casos nas últimas 24 horas

O boletim epidemiológico, divulgado pela Direção Geral da Saúde esta quarta feira, refere que o número de casos confirmados de…
Cabo Verde: MpD vai votar a favor da prorrogação do 'layoff'

Cabo Verde: MpD vai votar a favor da prorrogação do 'layoff'

O dirigente da bancada parlamentar do MpD, João Gomes, informou que o partido no poder vai votar a favor da…
Chile: Candidato da Frente Amplio dá passos firmes nas primárias presidenciais

Chile: Candidato da Frente Amplio dá passos firmes nas primárias presidenciais

Gabriel Boric surge como uma alternativa “viável e interessante” às eleições de domingo. As eleições primárias presidenciais no Chile, marcadas…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin