Especial COVID-19

África: CDC lança campanha de uma semana de uso de máscara em todo o continente

Os Centros Africanos para Controlo e Prevenção de Doenças (Africa CDC) lançaram na segunda-feira uma campanha denominada #AfricaMaskWeek com o objetivo de manter e aumentar o uso de máscaras como uma medida de proteção entre as populações de África.

De acordo com a agência continental de controlo e prevenção de doenças, o número total de casos notificados de Covid-19 no continente chegou a 2.069.923 na segunda-feira.

Num momento em que os casos de Covid-19 estão a aumentar numa segunda onda em muitas partes do mundo e as pessoas estão cansadas com as medidas de saúde pública e sociais, #AfricaMaskWeek foi lançada em todo o continente, de 23 a 30 de novembro de 2020, informou uma declaração da UA na segunda-feira.

Liderada pela Pandemic Action Network, em parceria com o Africa CDC, o Gabinete do Youth Envoy da UA, a African Youth Front on Coronavirus, Resolve to Save Lives, e muitas outras organizações, a campanha de uma semana nas redes sociais irá encorajar o uso de máscaras em todo o continente africano.

Na ausência de vacina é essencial o uso de máscara

“A chave para controlar a propagação de Covid-19 na ausência de uma vacina é adotar a estratégia de saúde pública milenar de usar uma máscara, lavar as mãos regularmente e manter uma distância segura dos outros”, disse John Nkengasong , Diretor do África CDC.

“À medida que intensificamos os testes e rastreamento de contato para identificar e tratar pessoas infetadas em todo o continente, pode evitar a infeção simplesmente usando uma máscara para evitar que as gotas respiratórias cheguem ao seu nariz e boca”, disse Nkengasong.

A campanha lançada virtualmente apresenta discussões sobre o uso de máscara e seus benefícios no controlo da propagação do Covid-19. Haverá também campanhas nas redes sociais e eventos online durante a semana por realizadas por entidades corporativas e privadas e indivíduos em todo o continente para promover o uso de máscaras.

Dados recentes sugerem que o uso de máscara na África está a diminuir, enquanto o Covid-19 continua a propagar-se.

Mais de 40 países africanos promulgaram políticas sobre o uso obrigatório de máscaras em público, mas há desafios para o cumprimento dessas políticas, de acordo com o comunicado.

Afirmando que há rumores documentados, desinformação, e estigmatização sobre o uso da máscara, o responsável disse que a #AfricaMaskWeek é uma oportunidade para aumentar a consciencialização sobre a importância do uso consistente e correto da máscara, abordar os equívocos e mobilizar a conformidade.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo