Especial COVID-19

África do Sul confirma adesão ao mecanismo COVAX de vacinação para 10% da população

O governo da África do Sul confirmou a adesão ao COVAX, o esquema de distribuição da vacina Covid-19, para 10% de sua população de 59 milhões, disse um responsável pela saúde na terça-feira.

Em declarações à Reuters, a diretora de medicamentos a preços acessíveis do Ministério da Saúde, Khadija Jamaloodien, disse que a África do Sul ainda não tinha assinado o acordo de compromisso de participação no mecanismo COVAX, no entanto, seria efetuado assim que ficassem concluídos os processos administrativos necessários

O governo tinha sido aconselhado no início deste mês por um grupo de especialistas à compra de vacinas contra o coronavírus para 10% da população através da COVAX.

Jamaloodien expressou publicamente o seu apoio ao COVAX, mas sem definir que percentagem da população tentaria cobrir por meio do mecanismo, que é co-liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e se iriam para o acordo de compra comprometido.

De acordo com Jamaloodien, a estratégia inicial do país é proteger os vulneráveis, incluindo profissionais de saúde e grupos prioritários.

A África do Sul tem o registo do maior número de infeções por Covid-19 no continente africano, com mais de 760.000 casos confirmados e mais de 20.000 mortes até o momento.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo