Especial COVID-19

Anticorpos da gripe comum podem dar imunidade contra a Covid-19

coronavirus; gripe

Cientistas da University College London, no Reino Unido, descobriram que algumas pessoas que já estiveram infetadas com outras variantes de coronavírus podem estar imunes à Covid-19, mesmo sem tê-la contraído.

Os investigadores analisaram mais de 300 amostras de sangue recolhidas antes da pandemia, entre 2011 e 2018. Essas amostras, que definitivamente não incluíam sangue de pacientes com Covid-19, tinham anticorpos que reagiam com o coronavírus que causa a gripe comum. No entanto, os cientistas descobriram que alguns destes anticorpos eram também reativos contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.

Neste estudo, os investigadores concluíram também que as crianças entre os 6 e 16 anos de idade tinham muito mais probabilidade de ter anticorpos contra o coronavírus do que os adultos. Isso explica a razão das crianças terem menos probabilidade de serem infetadas com Covid-19 e porque apresentam sintomas mais leves do que os adultos.

Estas conclusões são uma boa notícia porque significa que mais pessoas têm anticorpos eficazes que podem ajudar a prevenir a doença Covid-19. No entanto, os cientistas não querem que as pessoas fiquem muito animadas.

O professor George Kassiotis, autor estudo, refere que “é importante enfatizar que ainda existem muitas incógnitas que requerem mais pesquisas. Por exemplo, como é que exatamente a imunidade a um coronavírus é modificada pela exposição a outro? Ou porque essa atividade diminui com a idade? E que não se pense que as pessoas que apanharam gripe comum recentemente são imunes à Covid-19. ”

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo