Brasil: Aumento de 326% nos casos de Covid-19, informa entidade que reúne rede de farmácias do país 

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) refere que os casos de COVID-19 em maio, em relação aos mês anterior, aumentaram 326%. Os testes para covid-19 nas farmácias brasileiras detetou 136.117 resultados positivos para a doença neste mês, ante 31.981 no mês de abril.

A entidade também identificou aumento no percentual de diagnósticos de covid sobre o total de testes. Dos 549.225 exames feitos pelas 26 redes farmacêutica associadas no mês, em 24,78% o resultado foi positivo. Em abril foram 12,17% dos testes. “A procura pelos testes aumentou 109%, mas o contingente de diagnósticos teve incremento de 326%”, disse Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

“É um resultado desproporcional e que revela a resiliência da pandemia. A proximidade com a temporada de inverno, em conjunto com o relaxamento das medidas protetivas, pode agravar ainda mais esse quadro”, afirmou.

Janeiro registrou um pico de 1 milhão de testes com resultado positivo para covid por causa da variante ómicron. A subida em maio interrompe as quedas registadas de fevereiro a abril. A associação disse que desde abril de 2020, as farmácias brasileiras já fizeram quase 17,7 milhões de testes rápidos. Os resultados positivos somaram 4.022.625 (23%), contra 13.670.337 negativos (77%).

No país, a média móvel de casos de covid supera 20.000 há mais de uma semana. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no sábado (04.jun) são 31.153.069 diagnósticos confirmados desde o começo da pandemia. Os dados mostram uma tendência de subida na média móvel de casos, com variação de 115% em relação a duas semanas antes.

Os dados da Abrafarma foram publicados no portal Poder360, numa pesquisa que leva em conta os testes rápidos para covid. Estes são considerados de sensibilidade menor, se comparados com os RT-PCR. Tem potencial de detecção de 95%, de acordo com a Fiocruz. 

Carlos Vasconcelos – Correspondente 

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Guiné-Bissau Caso N'Batonha: Forças de ordem impedem vigília de ambientalistas

Guiné-Bissau Caso N'Batonha: Forças de ordem impedem vigília de ambientalistas

As Forças de ordem impediram esta quarta-feira (04.1) a vigília das Organizações da Sociedade civil contra a “destruição” do Parque…
Cabo Verde: Orlando Dias apresenta Nova Carta Política para unir o MpD e a Nação

Cabo Verde: Orlando Dias apresenta Nova Carta Política para unir o MpD e a Nação

O candidato à presidência do MpD, Orlando Dias, iniciou 2023 com a apresentação de uma Nova Carta Política para unir…
Angola: UNITA promete mudanças na Lunda Norte

Angola: UNITA promete mudanças na Lunda Norte

O novo secretário provincial da UNITA na Lunda Norte, Francisco Cacoma, prometeu na terça-feira, 03 de janeiro, que vai adotar…
Moçambique: Presidente de Quelimane promete pagar 13º mês de 2022

Moçambique: Presidente de Quelimane promete pagar 13º mês de 2022

O Presidente do Município da Cidade de Quelimane, na Província da Zambézia, Manuel de Araújo, prometeu, na tarde de 4…