Brasil: Aumento de 326% nos casos de Covid-19, informa entidade que reúne rede de farmácias do país 

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) refere que os casos de COVID-19 em maio, em relação aos mês anterior, aumentaram 326%. Os testes para covid-19 nas farmácias brasileiras detetou 136.117 resultados positivos para a doença neste mês, ante 31.981 no mês de abril.

A entidade também identificou aumento no percentual de diagnósticos de covid sobre o total de testes. Dos 549.225 exames feitos pelas 26 redes farmacêutica associadas no mês, em 24,78% o resultado foi positivo. Em abril foram 12,17% dos testes. “A procura pelos testes aumentou 109%, mas o contingente de diagnósticos teve incremento de 326%”, disse Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

“É um resultado desproporcional e que revela a resiliência da pandemia. A proximidade com a temporada de inverno, em conjunto com o relaxamento das medidas protetivas, pode agravar ainda mais esse quadro”, afirmou.

Janeiro registrou um pico de 1 milhão de testes com resultado positivo para covid por causa da variante ómicron. A subida em maio interrompe as quedas registadas de fevereiro a abril. A associação disse que desde abril de 2020, as farmácias brasileiras já fizeram quase 17,7 milhões de testes rápidos. Os resultados positivos somaram 4.022.625 (23%), contra 13.670.337 negativos (77%).

No país, a média móvel de casos de covid supera 20.000 há mais de uma semana. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no sábado (04.jun) são 31.153.069 diagnósticos confirmados desde o começo da pandemia. Os dados mostram uma tendência de subida na média móvel de casos, com variação de 115% em relação a duas semanas antes.

Os dados da Abrafarma foram publicados no portal Poder360, numa pesquisa que leva em conta os testes rápidos para covid. Estes são considerados de sensibilidade menor, se comparados com os RT-PCR. Tem potencial de detecção de 95%, de acordo com a Fiocruz. 

Carlos Vasconcelos – Correspondente 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Governo aprova criação do Fundo Nacional de Emprego

Angola: Governo aprova criação do Fundo Nacional de Emprego

O Governo angolano decidiu aprovar a criação do Fundo Nacional de Emprego em Angola (FUNEA), que já tem disponíveis 25…
Cabo Verde: Governo quer alargar pensão social a idosos e deficientes

Cabo Verde: Governo quer alargar pensão social a idosos e deficientes

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, informou que o Governo cabo-verdiano quer…
Moçambique: Cerca de sete mil famílias quase passam fome em Sofala

Moçambique: Cerca de sete mil famílias quase passam fome em Sofala

São cerca de sete mil as famílias que estão à beira da fome no distrito de Marromeu, localizado na província de Sofala. …
Direito de Resposta: “Guiné-Bissau: Privado de tratamentos Júlio Nhaté está em estado crítico”

Direito de Resposta: “Guiné-Bissau: Privado de tratamentos Júlio Nhaté está em estado crítico”

Caros leitores, Junta-se em baixo o exercício de resposta por parte do Escritório do Coordenador residente do Sistema das Nações…