Um enorme banco de dados internacional, lançado ontem, vai ajudar os epidemiologistas a responder a questões sobre o coronavírus SARS-CoV-2, como a rapidez com que novas variantes se espalham, se as vacinas protegem contra elas e quanto tempo dura a imunidade.
O novo repositório de dados chamado “Global.health” recolhe uma quantidade sem precedentes de dados anónimos e informações sobre casos individuais. Para cada indivíduo, o banco de dados inclui até 40 variáveis associadas, como a data em que apresentou os primeiros sintomas do COVID-19, a data em que recebeu um teste positivo e o histórico de viagens.
O repositório foi criado por 21 investigadores de 7 instituições académicas nos Estados Unidos da América e da Europa, com apoio técnico e financeiro do Google e da Fundação Rockefeller. Até agora, a equipe recolheu informações de 24 milhões de casos em cerca de 150 países.