Covid-19: Objetivo da COVAX para vacinar o mundo aquém do esperado

Em muitos países de baixo rendimento menos de 1% da população recebeu uma única dose da vacina contra a Covid-19. Pelo contrário, em países como os EUA ou Israel já há mais de 50% da população totalmente vacinada.

Diminuir esta desigualdade na distribuição de vacinas é a missão da COVAX, uma colaboração entre a Gavi, a Vaccine Alliance, a Coalition for Epidemic Preparedness Innovations e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Lançada em abril de 2020, a COVAX pretendia distribuir dois biliões de doses de vacinas até o final deste ano, 2021. Estas doses deveriam advir de doações de outros países que seriam depois distribuídas pela organização aos países mais pobres, baseando-se em critérios populacionais.

No entanto, até agora, a COVAX ficou aquém deste objetivo. A iniciativa foi responsável por apenas 4% dos mais de dois billiões de injeções administradas em todo o mundo até agora. A grande causa para esta sistuação foi os países ricos comprarem a maioria das novas vacinas antes mesmo de serem aprovadas pelos reguladores.

Em declarações à Scientific American, um porta-voz da Gavi disse que a organização espera agora entregar 1,8 billião de vacinas até o final do primeiro trimestre de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

Isabel Santos A eurodeputada Isabel Santos vai organizar em Portugal um conjunto de debates sob o nome “Conversas Europeias”.  Depois…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin