Ciência | Especial COVID-19 | Tecnologia

Fibrenamics da Universidade do Minho desenvolve nova geração de máscaras e materiais de proteção

A Fibremics, interface de I&D da Universidade do Minho, está a desenvolver seis projetos de Investigação & Desenvolvimento em Equipamento de Proteção Individual que representam um investimento de cerca de 3 milhões. Máscaras reutilizáveis e outros equipamentos de proteção com capacidade antibacteorológica e antivírica para utilização em contexto profissional são alguns dos exemplos destes projetos inovadores.

Estes projetos têm como objetivo dar resposta às necessidades que advêm do estado pandémico atual mas simultaneamente visam acrescentar valor, por um lado, contribuindo para a diminuição da dependência de mercados externos para a matéria prima principal (capacidade filtrante), ajudar a combater a poluição ambiental, apresentar EPI’s com níveis de proteção melhorada, e sobretudo dotar a industria nacional de capacidade técnico e cientifica para o desenvolvimento e produção dos mesmos. Cada um destes projetos pretende responder a especificações e objetivos diferenciadores:

Multigrade Mask – Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma máscara cirúrgica com  propriedades funcionais de elevado valor acrescentado e perfeitamente adaptáveis às necessidades dos profissionais de saúde, nomeadamente ao nível da proteção bacteriológica e vírica. Por outro, pretende-se proporcionar uma maior ergonomia face às soluções de mercado.

ActiFiber – Um conceito inovador para máscaras, com proteção nível II, para utilização por pessoas que, não sendo profissionais de saúde, estão em contacto diário com um número elevado de pessoas devido à sua atividade profissional, com durabilidade elevada ao número de lavagens e tempo de utilização (até 8h), esta máscara será confortável e ergonómica.

Nano Mask – Desenvolvimento de máscaras FFP2, este produto será diferenciador do ponto de vista ergonómico, por via do design da máscara.

Active Protection – Um projeto que passa pelo desenvolvimento de uma nova geração de EPI’s reutilizáveis (batas, toucas e perneiras).

COV_YARN – Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um portefólio inovador de fios multifuncionais para produção de uma nova geração de EPI’s reutilizáveis (máscaras, batas, toucas e perneiras).

Sonix – Visa o desenvolvimento de novos equipamentos de proteção individual no combate à COVID-19, nomeadamente máscaras, perneiras, batas, coveralls, cogulas, entre outros. Neste âmbito, para estes produtos, foi adotada uma abordagem disruptiva, explorando conceitos de design funcional.

Os projetos estão a ser desenvolvidos no âmbito do sistema de incentivos das atividades de investigação e desenvolvimento e investimento em infraestruturas de ensaio e otimização no contexto do Covid-19, com o apoio do Portugal 2020 e dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento da União Europeia.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo