Guiné-Conacri vai realizar testes de despistagem rápidos para quebrar a cadeia de transmissão do coronavírus

O diretor da Agência de Segurança Nacional (ANSS) anunciou que a Guiné optou por testes rápidos de coronavírus para quebrar a cadeia de contaminação do coronavírus. Esses testes, de acordo com o Sakoba Keita, podem ser realizados para melhorar a a rapidez dos resultados.

O responsável do ANSS disse que “os viajantes autorizados a entrar no interior do país serão submetidos ao teste de triagem com o Covid-19 para limitar o risco de importação da doença para essas localidades“.

A mesma medida, segundo o médico, também se aplica a viajantes de fora do país que entrem pelo aeroporto de Conacri. O ANSS especifica que, até o momento, a capacidade de realizar testes de PCR atualmente é de 500 por dia. Às vezes, isso pode justificar o atraso na entrega de resultados para algumas pessoas.

Para reverter a tendência, foram tomadas medidas pelas autoridades para melhorar ainda mais a divulgação dos resultados. As medidas entrarão em vigor a partir de segunda-feira, 1 de junho de 2020.

Será uma questão de realizar ”1000 testes por dia, ou seja, 7000 testes por semana ”, mas também de implantar mais agentes em todos os locais de amostragem e diagnóstico, melhorando o transporte de amostras dos locais de recolha para os laboratórios.

O ANSS pretende usar “aplicações móveis para monitorizar os resultados“.

Segundo a agência, “a combinação dessas medidas ajudará a reduzir consideravelmente o período de espera por resultados, mas também facilitará a investigação de casos positivos, a fim de romper a cadeia de transmissão da pandemia de Covid-19 na Guiné”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Cabo Verde: Santo Antão sofreu redução “drástica” de turistas

Cabo Verde: Santo Antão sofreu redução “drástica” de turistas

A ilha cabo-verdiana de Santo Antão registou uma redução “drástica” no número de turistas em 2020, uma vez que foram contabilizados apenas 12.620 no ano passado. Este…
Moçambique: BM faz previsão económica positiva para o país

Moçambique: BM faz previsão económica positiva para o país

O Banco Mundial (BM) prevê que a economia moçambicana recupere gradualmente ainda neste ano de 2021. No entanto, alerta para os riscos significativos de uma queda, devido à incerteza sobre o caminho…
Timor-Leste: Ministério Público tem 2.577 processos pendentes

Timor-Leste: Ministério Público tem 2.577 processos pendentes

O Procurador-Geral da República de Timor-Leste, Alfonso Lopez, informou que o Ministério Público registou 2.577 casos pendentes a nível nacional. O anúncio foi…
Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

Estreia "Calígula morreu. Eu não" no D. Maria II, uma coprodução que junta Portugal e Espanha

“Calígula morreu. Eu não“, espetáculo com encenação de Marco Paiva e texto da dramaturga espanhola Clàudia Cedó, chega à Sala…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin