UA atenta à possibilidade de acumulação de vacinas Covid-19

A Comissão da União Africana (AUC) está atenta às preocupações com os receios de que as nações ricas possam acumular stocks de vacinas Covid-19, informou a ministra da Cooperação e Relações Internacionais da África do Sul, Naledi Pandor, na segunda-feira.

“O ‘Nacionalismo de Vacinas’ é uma ameaça muito real, pois criará problemas de abastecimento para os países mais pobres, negando assim aos seus cidadãos o acesso a vacinas que salvam vidas”, informou Pandor à margem dos desenvolvimentos internacionais em Pretória.

Pandor observou que os países podem usar os direitos de propriedade intelectual para limitar o acesso às vacinas pelas nações emergentes, dizendo que a AUC e os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) estão “a procurar maneiras de garantir que todos os países tenham acesso”.

Com alguns países lutando contra uma segunda onda do vírus, Pandor defendeu que trabalhar em conjunto é a melhor opção no combate à pandemia.

“Derrotar este vírus ainda exige que os países colaborem uns com os outros e trabalhem com instituições multilaterais para garantir que todas as pessoas tenham acesso às intervenções médicas e de saúde necessárias e que se beneficiem de medidas económicas e sociais”, observou.

A responsável acrescentou ainda que a UA “também desenvolveu uma estratégia de vacina para o continente e estabeleceu uma Equipa de Trabalho de Aquisição de Vacinas Africanas (AVATT) Covid-19, em apoio à Vacina da África”, que se destinava a garantir que as vacinas estivessem disponíveis para todos os cidadãos em África.

A África do Sul tem a atual presidência rotativa da União Africana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Entrevista a Jacsson Santos: Especialista afirma que “Trading” online exige responsabilidade e literacia financeira

Entrevista a Jacsson Santos: Especialista afirma que “Trading” online exige responsabilidade e literacia financeira

O mercado financeiro online está em forte expansão na Europa, com mais de 17 milhões de “traders” ativos e um…
FMI aconselha BCE a fazer apenas mais um corte de juros este ano

FMI aconselha BCE a fazer apenas mais um corte de juros este ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) defende que o Banco Central Europeu (BCE) deve limitar-se a mais um corte de 25…
Irão: Explosão em porto causa mais de 20 mortos e 800 feridos

Irão: Explosão em porto causa mais de 20 mortos e 800 feridos

Uma explosão, na manhã de sábado, em Shahid Rajaee, o maior porto comercial do Irão, perto da cidade de Bandar…
Quem irá suceder ao Papa Francisco? Conheça os preferidos para o maior cargo da Igreja Católica

Quem irá suceder ao Papa Francisco? Conheça os preferidos para o maior cargo da Igreja Católica

O Papa Francisco faleceu esta segunda feira, aos 88 anos de idade, deixando a Igreja Católica sem o seu líder…