EUA aprovam primeiro medicamento para tratamento da doença de Alzheimer

A Food and Drug Administration (FDA), entidade reguladora da saúde nos EUA, aprovou um controverso tratamento para o Alzheimer. É o primeiro medicamento que promete retardar a doença e não apenas melhorar os sintomas.

Este é também o primeiro novo tratamento para Alzheimer aprovado desde 2003. A doença de Alzheimer afeta mais de 6 milhões de pessoas nos Estados Unidos e deve vir a afetar cerca de 13 milhões de pessoas até 2050.

Em 2019, o medicamento, recentemente aprovado, quase foi descartado depois de parecer improvável que tivesse sucesso em dois grandes ensaios clínicos. Mas depois de reanalisar os dados, a empresa que desenvolveu o medicamento, Biogen, com sede em Cambridge, Massachusetts, reportou sinais que indicavam que, afinal, o medicamento poderia funcionar e decidiu avançar para o processo de aprovação do FDA.

Ainda assim, a decisão de aprovação preocupa alguns médicos e cientistas que vêem a ação do FDA como prematura porque não estão convencidos de que o medicamento realmente funcione. Aprovar um medicamento que não é eficaz atrasará a pesquisa sobre a doença de Alzheimer e oferece aos pacientes falsas esperanças, argumentam os especialistas.

One Comment

  1. jp

    Foi aprovado contrariando o parecer técnico da própria FDA. (10 votos contra e um não convencido). Ainda assim, outros valores mais altos se levantaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, acredita que a Guiné Equatorial está “a fazer a sua parte” para abolir a pena…
Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

O Embaixador da Indonésia em Timor-Leste, Sahat Sitorus, informou que o Serviço de Registo e Verificação Empresarial de Timor-Leste (SERVE-TL) registou, atualmente,…
Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebeu nesta quinta-feira, 17 de junho, 4.6 biliões de meticais da Alemanha para o setor da Educação e obras públicas. A…
Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

O “Jornal de Angola” escreve que a “Taxa de desemprego cai para 30,5 por cento”. De acordo com o “Portal de Angola”,…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin