Inteligência artificial pode ajudar a diagnosticar depressão e psicose

Cientistas da Universidade de Birmingham desenvolveram um método de diagnóstico baseado em Inteligência Artificial (IA) que pode identificar pacientes com sintomas psicóticos e depressivos com mais precisão.

Existem pessoas que sofrem de sintomas tanto de psicose como de depressão o que torna o diagnóstico muito difícil.
Agora, os cientistas exploraram a possibilidade de usar IA para desenvolver modelos precisos de diagnóstico de doenças que se correlacionam.

Para Paris Alexandros Lalousis, principal autor do estudo que envolveu 300 pessoas: “Há uma necessidade premente de melhores tratamentos para psicose e depressão, condições que constituem um grande desafio para a saúde mental em todo o mundo. O nosso estudo destaca a necessidade de os médicos compreenderem melhor a complexa neurobiologia dessas condições e o papel dos sintomas “comórbidos”; em particular, considerando cuidadosamente o papel que a depressão desempenha na doença ”.

Modelos baseados em IA podem ajudar a criar diagnósticos melhores e mais precisos. E o mesmo processo que foi usado para estes modelos pode ser introduzido para outras doenças também. As experiências individuais e a neurobiologia são muito importantes para um diagnóstico preciso, mas também são muito difíceis de incluir num método sistemático.

Segundo os cientistas a IA deve ajudar a resolver este problema. É provável que as abordagens baseadas em IA sejam muito comuns em diagnósticos médicos num futuro muito próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Temperaturas anormais responsáveis por 5 milhões de mortes por ano

Temperaturas anormais responsáveis por 5 milhões de mortes por ano

Um novo estudo internacional descobriu que mais de cinco milhões de mortes por ano podem ser atribuídas a temperaturas quentes…
Timor-Leste: 47% das crianças timorenses sofre violência física

Timor-Leste: 47% das crianças timorenses sofre violência física

O gestor jurídico da World Vision de Timor-Leste, António Moniz do Rosário, informou que 47% das crianças timorenses é vítima de violência física. Esta organização tem…
Perda de dentes associada ao aumento de demência

Perda de dentes associada ao aumento de demência

A perda dentária é um fator de risco para o comprometimento cognitivo e demência – e com cada dente perdido,…
Países juntos da CPLP considerados 10.ª maior economia mundial

Países juntos da CPLP considerados 10.ª maior economia mundial

Os nove membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), juntos, representariam a 10.ª maior economia mundial. Esta é a conclusão tirada da…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin