Cientistas identificaram um grupo de medicamentos que pode ajudar a impedir uma das principais causas de perda de visão, a degeneração macular seca.
Os medicamentos, conhecidos como inibidores da transcriptase reversa de nucleosídeos, ou NRTIs, são comumente usados para tratar o HIV. A nova descoberta sugere que eles também podem ser úteis contra a degeneração macular seca, que pode causar a perda da visão.
Uma revisão de quatro bancos de dados de seguros de saúde diferentes sugere que as pessoas que tomam esses medicamentos reduziram significativamente o risco de desenvolver esta condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
“Estamos extremamente entusiasmados porque o risco reduzido foi reproduzido em todos os bancos de dados, cada um com milhões de pacientes”, disse a Dra. Jayakrishna Ambati, investigadora de degeneração macular da Escola de Medicina da Universidade de Virginia. “Esta descoberta oferece uma esperança real no desenvolvimento do primeiro tratamento para esta doença que causa cegueira.”