Nova app pode ajudar a monitorar a progressão de Parkinson

A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa incurável, uma das causas mais comuns de demência e incapacidade nos últimos anos de vida. Agora, cientistas da UCL e Birkbeck, da Universidade de Londres, desenvolveram uma aplicação que permite monitorar a progressão dos sintomas de Parkinson em casa.

A aplicação para smartphone desenvolvida pela equipa avalia os sintomas individuais remotamente e sem nenhum equipamento especializado. Os pacientes podem fazer os testes em casa e com mais frequência, visto que não tem de se deslocar a um consultório médico.

A nova app, chamada cloudUPDRS, é certificada como um dispositivo médico de acordo com os regulamentos do Reino Unido e inclui questões de autoavaliação e testes físicos. A app aproveita os sensores de movimento e toque do smartphone, medindo sintomas como tremores e marcha.

Os cientistas testaram a tecnologia num estudo que envolveu 60 pessoas com doença de Parkinson. Os pacientes completaram 990 testes na aplicação e também foram avaliados por três médicos diferentes. O estudo mostrou que as avaliações do aplicativo correspondiam às dos médicos 70% das vezes. Isso permitiu ajustar a app para atingir a precisão de 79%. Isso está aquém do ideal, mas o objetivo também não era substituir os médicos reais. Além disso, suas leituras são mais objetivas e consistentes, não variando de médico para médico.

O professor George Roussos, que fabricou o aplicativo, refere que os “Biomarcadores digitais desenvolvidos usando tecnologias móveis e vestíveis oferecem novas oportunidades para a gestão de doenças, especialmente na Parkinson, que apresenta desafios distintos devido à sua apresentação complexa e alta variabilidade de sintomas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: PRM diz que refugiados podem voltar a Quissanga

Moçambique: PRM diz que refugiados podem voltar a Quissanga

O Comandante Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, informou nesta quinta-feira, 16 de setembro, que a…
Angola: João Lourenço dialogou com José Eduardo dos Santos

Angola: João Lourenço dialogou com José Eduardo dos Santos

O Presidente angolano, João Lourenço, e o seu antecessor, José Eduardo dos Santos, mantiveram nesta quinta-feira, 16 de setembro, uma…
Austrália rejeita trabalhadores timorenses vacinados com Sinovac

Austrália rejeita trabalhadores timorenses vacinados com Sinovac

O Diretor Nacional do Emprego Exterior da Secretaria de Estado da Formação Profissional e Emprego (SEFOPE) de Timor-Leste, Filomeno Soares,…
Guiné-Bissau: Domingos Quadé e Dionísio Cabi podem ficar fora do Congresso do PRS

Guiné-Bissau: Domingos Quadé e Dionísio Cabi podem ficar fora do Congresso do PRS

Os militantes Domingos Quadé e Dionísio Cabi, ambos altos dirigentes do Partido da Renovação Social (PRS), podem ficar fora do…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin