Medicina, Saúde e Alimentação

Nova classe de antibióticos eficazes contra uma ampla gama de bactérias resistentes a medicamentos já existentes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a resistência antimicrobiana (AMR) como uma das 10 principais ameaças à saúde pública global contra a humanidade. Estima-se que até 2050, as infecções resistentes a antibióticos podem levar a 10 milhões de mortes por ano e e custar cerca de 100 triliões à economia global.

Agora os cientistas do Wistar Institute descobriram uma nova classe de compostos que podem combater as bactérias responsáveis pela resistência antimicrobiana (AMR).As descobertas foram publicadas na Nature.

“Adotamos uma estratégia criativa e dupla para desenvolver novas moléculas que podem matar infecções difíceis de tratar enquanto aumentam a resposta imune natural dos pacientes “, disse Farokh Dotiwala, principal autor do estudo que identificou a nova geração de antimicrobianos denominados imuno-antibióticos de dupla ação (DAIAs).

“Acreditamos que esta estratégia inovadora da DAIA pode representar um marco potencial na luta mundial contra a AMR, criando uma sinergia entre a capacidade de morte direta dos antibióticos e o poder natural do sistema imunológico”, disse Dotiwala.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo