Cultura | Medicina, Saúde e Alimentação

O primeiro livro infantil sobre Endometriose é português e já está nas livrarias

Chama-se “A Barriga Estragada da Mamã”, é português e é o primeiro livro que fala sobre a doença Endometriose aos mais novos.

O livro conta a história ambivalente de um percurso de vida marcado pela dor e pelo sofrimento provocado pela doença e a felicidade de ter conseguido ser mãe através das perguntas inocentes da personagem Bi. Dando assim a conhecer uma doença que continua a ser desconhecida para muitos.

A endometriose é uma doença crónica que pode afetar dramaticamente a qualidade de vida e as relações familiares e sociais e que atinge sobretudo as mulheres em idade reprodutiva. Esta doença atinge cerca de 10 a 25% das mulheres e nos casos de infertilidade esta percentagem sobre para cerca de 30% a 50%. A doença costuma ser diagnosticada entre os 25 e 35 anos, apenas dos primeiros sintomas se manifestarem muitos anos antes, no inicio da menstruação.

O livro, pioneiro nesta área, é da Susana Fonseca, mestre em psicologia clinica e que recebeu o seu diagnostico de endometriose em fevereiro de 2010. Em 2013, a autora fundou a “Mulher Endo – Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose”, da qual ainda hoje é Presidente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo