ONU elogia nova terapia para prevenir o HIV em mulheres

A nova terapia anti-retroviral cabotegravir pode ser uma “viragem” no combate ao HIV, segundo um estudo que mostra que é muitas vezes mais eficaz na prevenção do HIV em mulheres do que a PrEP, indicou o UNAIDS.

Injetado em mulheres a cada dois meses, o cabotegravir é 89% mais eficaz na prevenção do HIV do que os comprimidos diários de PrEP, profilaxia pré-exposição, disse o órgão da UNAIDS.

“A UNAIDS há muito pede opções adicionais, aceitáveis ​​e eficazes de prevenção do HIV para as mulheres, e isto pode ser uma verdadeira viragem”, disse o seu chefe do programa das Nações Unidas para o combate ao HIV, Winnie Byanyima numa declaração.

“Se os doadores e os países investirem na introdução do acesso ao PrEP injetável para mulheres com maior risco de HIV, novas infeções podem ser drasticamente reduzidas.”

O ensaio envolveu mais de 3.200 mulheres entre 18 e 45 anos com maior risco de contrair o HIV, o vírus que causa a SIDA, no Botswana, Quénia, Malawi, África do Sul, Eswatini, Uganda e Zimbabwe, detalhou a UNAIDS.

Segundo a organização, os monitores especialistas interromperam o estudo antes do planeado por existirem “evidências estatísticas claras mostrando que o medicamento injetável é mais eficaz do que um comprimido diário”.

A UNAIDS considerou que os resultados dos testes foram importantes para impulsionar a luta contra a SIDA, oferecendo às mulheres novas maneiras de se protegerem além do uso de comprimidos diários, o uso de preservativos ou a abstinência sexual.

“Como com uma vacina Covid-19, agora devemos trabalhar para garantir que essas injeções que mudam vidas sejam acessíveis e distribuídas de forma equitativa para as pessoas que optarem por usá-las”, disse Byanyima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola vai presidir Organização dos Produtores Africanos de Petróleo

Angola vai presidir Organização dos Produtores Africanos de Petróleo

Angola foi eleita para presidir, em 2022, a presidência da Organização dos Produtores Africanos de Petróleo (APPO, sigla em inglês),…
Festas do Povo de Campo Maior elevadas a Património Cultural Imaterial da Humanidade

Festas do Povo de Campo Maior elevadas a Património Cultural Imaterial da Humanidade

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, congratula-se com a inscrição das Festas do Povo de Campo Maior como Património Cultural…
Moçambique sofre restrições de voos para Espanha até 29 de dezembro

Moçambique sofre restrições de voos para Espanha até 29 de dezembro

A Espanha estendeu até 29 de dezembro as restrições da entrada no país de voos de nove países da África…
Moçambique: Mulher agride marido na Província de Gaza

Moçambique: Mulher agride marido na Província de Gaza

Em Moçambique, uma mulher de 32 anos de idade está detida na 2 esquadra da Polícia da República de Moçambique(PRM)…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin