ONU: Mortes por sarampo aumentaram 50% entre 2016 e 2019 em todo mundo

O sarampo aumentou em todo o mundo em 2019, atingindo o maior número de casos notificados dos últimos 23 anos.

Os dados da publicação da OMS e do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos , referem que os casos de sarampo  aumentaram em todo o mundo. Em 2019 contabilizaram-se 869 770, o maior número relatado desde 1996, com aumentos em todas as regiões da OMS. As mortes globais também aumentaram quase 50 por cento desde 2016, ultrapassando as 207.500 só em 2019.

Após um progresso global constante de 2010 a 2016, o número de casos de sarampo notificados subiu progressivamente até 2019. Comparando os dados de 2019 com o mínimo histórico de casos de sarampo notificados em 2016, os autores citam uma falha na vacinação das crianças como o principal impulsionador desses aumentos de casos e mortes.

“Nós sabemos como prevenir surtos e mortes de sarampo”, refere Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor Geral da OMS. “Estes dados enviam uma mensagem clara de que não estamos a conseguir proteger as crianças do sarampo em todas as regiões do mundo. Devemos trabalhar coletivamente para apoiar os países e envolver as comunidades para alcançar todos, em todos os lugares, com a vacina contra o sarampo e deter este vírus mortal. ”

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

O espetáculo “Nuvem”, de Carlos Manuel Rodrigues, vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, estreia…
Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…