Uma equipa de investigadores da Universidade McMaster descobriu que as rotinas de subir escadas, sejam vigorosas ou moderadas, fornecem benefícios cardiovasculares e musculares significativos em pacientes com problemas cardíacos.
As descobertas foram publicadas nas revistas Medicine & Science in Sports & Exercise and Frontiers. “Breve e vigoroso, subir escadas e exercícios tradicionais de intensidade moderada mudam o condicionamento físico, que é um preditor chave de mortalidade após um evento cardíaco”, disse Maureen MacDonald, uma dos principais investigadoras.
Os investigadores descobriram que indivíduos que fazem exercícios tradicionais ou subiram escadas aumentaram a aptidão cardiorrespiratória após quatro semanas de treino supervisionado e mantiveram esses níveis durante mais oito semanas de treino não supervisionado. Também relataram uma melhoria muscular substancial.
“Mostramos que subir escadas é uma opção segura, eficiente e viável para a reabilitação cardíaca, o que é particularmente relevante durante a pandemia, quando muitas pessoas não têm a opção de se exercitar numa academia ou ginásio”, diz ela.