Vacina contra zika mostra resultados promissores em estudos pré-clínicos

Uma candidata a vacina contra o vírus Zika é eficaz na prevenção da transmissão deste vírus de mãe para feto em estudos pré-clínicos com animais, de acordo com um novo estudo publicado na revista NPJ Vaccines.

“A vacina demonstrou ser segura para humanos não grávidas, mas é claro que precisamos saber se é segura e eficaz para as pessoas em maior risco: mulheres grávidas e fetos”, diz In-Jeong Kim, imunologista no Trudeau Institute e primeiro autor do artigo. “Os nossos estudos de prova de conceito conduzidos em Trudeau e Texas Biomed mostram resultados muito promissores de que a vacina administrada antes da gravidez fornecerá altos níveis de proteção para mães e bebés”.

“É importante testar as vacinas antes do próximo grande surto, porque haverá outro”, diz Jean Patterson, virologista da Texas Biomed e autor sénior do artigo. “Zika faz parte de uma família de vírus conhecidos por passar por ciclos. Esses vírus tendem a espalhar-se rapidamente por populações que nunca foram expostas ao vírus, depois as infecções caem por anos porque a maioria das pessoas foi exposta. Depois mais pessoas nascem, há um novo grupo de indivíduos em que o vírus pode mais uma vez causar estragos. Queremos ajudar a quebrar esse ciclo.”

O surto de Zika de 2015-2016 no Brasil e outros países da América do Sul causou um aumento nos abortos espontâneos e uma constelação de defeitos congénitos, chamada Síndrome Congénita do Zika, incluindo cabeças anormalmente pequenas e distúrbios do neurodesenvolvimento. Isso levou a Organização Mundial da Saúde a declarar o surto de Zika uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos alertam para a agudização da instabilidade e caos total

Guiné-Bissau: Partidos alertam para a agudização da instabilidade e caos total

A Coligação PAI Terra Ranka e o Fórum para a Salvação da Democracia, que congrega MADEM-G15, PRS e APU-PDGB, reuniram…
Moçambique recebe mais USD 60 milhões do FMI

Moçambique recebe mais USD 60 milhões do FMI

Moçambique vai receber 60 milhões de dólares do Fundo Monetário Internacional (FMI), no âmbito do programa de assistência ao país. …
Cabo Verde: CMP trabalha para resolver reivindicações dos trabalhadores

Cabo Verde: CMP trabalha para resolver reivindicações dos trabalhadores

A Câmara Municipal da Praia (CMP) reafirmou o compromisso de resolver as reivindicações dos trabalhadores. No entanto, sublinhou que muitos…
Maláui: Brigada Anticorrupção manda prender oito funcionários da Migração por suspeita de corrupção 

Maláui: Brigada Anticorrupção manda prender oito funcionários da Migração por suspeita de corrupção 

Oito funcionários do Departamento da Migração de Lilongue e mais dois civis foram, esta quinta-feira (11), detidos por suspeita de…