Medicina, Saúde e Alimentação

Vírus transmitidos por mosquitos associados ao AVC

Uma combinação mortal de dois vírus transmitidos por mosquitos, Zika e chikungunya, pode ser um gatilho para o AVC, refere uma publicação na revista cientifica The Lancet Neurology .

Investigadores da Universidade de Liverpool e colaboradores brasileiros têm investigado a ligação entre a doença neurológica e a infecção pelos vírus Zika e chikungunya. Estes vírus, que circulam principalmente nos trópicos, causam grandes surtos de erupção cutânea e febre em países como o Brasil e a Índia.

O estudo centrou-se em 201 adultos afectados recentemente por doença neurológica, tratados no Brasil durante as epidemias de 2015, Zika e 2016, chikungunya. A pesquisa mostra que cada vírus pode causar uma série de problemas neurológicos. O zika  causa a síndrome de Guillain-Barre, na qual os nervos nos braços e nas pernas são danificados. Chikungunya tem maior probabilidade de causar inflamação e inchaço no cérebro (encefalite) e medula espinhal (mielite).

No entanto, o AVC, que poderia ser causado por qualquer um dos vírus isoladamente, é mais provável de ocorrer em pacientes infectados com os dois vírus juntos. Dos 201 pacientes admitidos com suspeita de doença neurológica ligada ao Zika, chikungunya ou ambos, 148 tiveram a confirmação da infecção em testes laboratoriais, cerca de um terço dos quais teve infecção por mais de um vírus.

A idade média dos pacientes era de 48 anos e pouco mais da metade dos pacientes eram mulheres. Apenas cerca de 10% dos pacientes estavam totalmente recuperados na alta, os restantes apresentavam ainda muitos problemas contínuos como fraqueza, convulsões e problemas na função cerebral.

.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo