Navio-escola Sagres está a ser equipado para estudar eletricidade atmosférica e alterações climáticas

Está a ser desenvolvida uma plataforma de observação científica no navio-escola NRP Sagres para a recolha de dados sobre a atmosfera e o oceano.

Estes dados serão recolhidos durante a viagem de circum-navegação que a embarcação irá realizar a partir de 5 de janeiro de 2020. Os objetivos? Por um lado, aumentar o conhecimento sobre o clima através do estudo dos efeitos das alterações climáticas no circuito elétrico do planeta, permitindo assim uma melhor previsão da evolução do clima. Por outro, avaliar a saúde do oceano, que tem um impacto significativo ao nível global em setores como as pescas, atividades marinhas ou até mesmo a energia, através da recolha de amostras biológicas (peixes) para análise posterior em laboratório.

O navio-escola NRP Sagres está, neste momento, a ser transformado num verdadeiro laboratório científico que permitirá um estudo pioneiro da eletricidade atmosférica no ambiente marinho e dos efeitos das alterações climáticas.

Esta nova valência do navio está a ser realizada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), e pela Marinha Portuguesa no âmbito do projeto SAIL (Space-Atmosphere-Ocean Interactions in the marine boundary Layer), que pretende estudar a interação entre o espaço e o planeta Terra, à escala global, através da medição do campo elétrico atmosférico sobre o mar.

A viagem, que terá uma duração de 371 dias, fará a medição do campo elétrico atmosférico, cerca de 100 anos depois das primeiras medições efetuadas a bordo do navio de investigação “Carnegie”.

“Os dados recolhidos no início do século XX permitiram a descoberta da origem global do campo elétrico atmosférico e a sua relação com as tempestades e descargas elétricas no planeta, mas não consideram as alterações climáticas recentes e, em particular, a concentração de aerossóis que hoje influencia significativamente a condutividade atmosférica. Queremos com este projeto fornecer medições do campo elétrico atmosférico no século XXI, atualizar aquela que ficou conhecida por curva Carnegie e compreender o efeito das alterações climáticas nas propriedades elétricas da atmosfera”, explica Susana Barbosa, investigadora do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica do INESC TEC.

A equipa deste projeto multidisciplinar é constituída por especialistas em robótica, engenharia oceanográfica, monitorização geofísica, gestão de informação, fotónica e biologia marinha. “A realização de diversas experiências científicas  no decurso desta viagem de circum-navegação pretendem render uma merecida homenagem à primeira circum-navegação que valorizou e só foi possível, graças ao conhecimento cientifico, em especial da astronomia e náutica, do final do seculo XV e inicio do século XVI”, referiu o capitão-de-fragata Maurício Camilo, comandante do navio-escola NRP Sagres.

O projeto SAIL, que terá a duração de três anos e será liderado pelo INESC TEC, tem como parceiros a Marinha/MDN (CINAV), o AIR Centre (Atlantic International Research Centre), o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e a Universidade do Minho. Colaboram ainda com este projeto as seguintes instituições estrangeiras: Universidade de Reading, Universidade Federal do Paraná e INESC P&D Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

O Governo japonês decidiu disponibilizar 11 milhões de dólares a Moçambique para reforçar o policiamento comunitário e a segurança nas…
Google DeepMind aposta na robótica com novos modelos Gemini

Google DeepMind aposta na robótica com novos modelos Gemini

A Google DeepMind continua a inovar no campo da inteligência artificial e agora expande-se para a robótica com os modelos…
Angola tem descida de 25,26% na inflação

Angola tem descida de 25,26% na inflação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Angola divulgou novos dados sobre o Índice de Preços ao Consumidor Nacional, que…
Cabo Verde intensifica promoção turística na 35.ª edição da BTL em Lisboa

Cabo Verde intensifica promoção turística na 35.ª edição da BTL em Lisboa

Cabo Verde reforça a sua aposta no mercado português e na promoção da sua cultura e gastronomia na 35.ª edição…