Programa MIT Portugal tem 10 bolsas de doutoramento para atribuir a investigadores na área do clima

Procuram-se os próximos cientistas em alterações climáticas! 

O Programa MIT Portugal tem 10 bolsas de Doutoramento para atribuir a investigadores que queiram desenvolver soluções inovadoras na área de ciências do clima e alterações climáticas.
O Programa MIT Portugal (MPP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tem abertas as candidaturas para a atribuição de 10 bolsas de investigação para Doutoramento, a iniciarem-se no ano letivo de 2023/2024, na área de Ciências do Clima e Alterações Climáticas. As candidaturas decorrem até às 17h00 de 22 de março de 2023.

Esta é a quarta edição de um concurso que já apoiou 110 investigadores no desenvolvimento dos seus projetos de investigação. A edição deste ano prima pela aposta numa área de relevância nacional e internacional, sendo destinada a estudantes interessados em realizar atividades de investigação que abordem os complexos desafios das Ciências do Clima e Alterações Climáticas. 

“As alterações climáticas são certamente o mais importante problema global que enfrentamos. Neste contexto, decidimos impulsionar uma das mais relevantes áreas de investigação do país apostando em investigadores com soluções que possam contribuir para a resolução de alguns desafios globais e que visem um futuro resiliente e sustentável” refereo diretor nacional do MIT Portugal, Pedro Arezes. 

O plano de trabalho pode ter ligação com as outras áreas estratégicas do MPP (Sistemas Terrestres: dos Oceanos ao Espaço; Transformação Digital em Manufatura; Cidades Sustentáveis e Ciências de Dados) desde que a área científica principal seja a Ciência do Clima e as Alterações Climáticas.

Estas bolsas destinam-se a financiar a realização de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor em universidades portuguesas. O plano de trabalhos pode decorrer integralmente numa instituição nacional (bolsa no país no valor de 1144,64 € mensal) ou de forma parcial numa instituição estrangeira (bolsa mista, sendo o período no estrangeiro no valor de 1953,65 € mensal). As bolsas, com uma duração anual e renovadas até ao máximo de quatro anos, serão financiadas pela FCT ao abrigo do Protocolo de Colaboração celebrado entre a FCT e o Programa MIT Portugal. 

As candidaturas e os documentos de suporte à candidatura devem ser submetidos, obrigatoriamente, até às 17h00 de 22 de Março, por plataforma informática disponível no site do MIT Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…