Vida

Sistema de radar chinês pode atravessar paredes e fornecer imagens de objetos no interior de casas

A China concluiu a investigação e desenvolvimento de um novo sistema de radar, com um amplificador capaz de atravessar paredes e captar imagens de objetos dentro de casas.

De acordo com um relatório difundido a 15 de junho no portal da Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional, a China Electronic Technology Corporation (CETC) terminou com sucesso o protótipo do sistema de radar Terahertz, que nos primeiros testes alcançou todos os objetivos esperados.

A tecnologia Terahertz tem sido a prioridade na investigação nos últimos anos, pois emite altas frequências de onda curta, reduz o ruído e poluição dos sinais na receção e baixa perda na transmissão em ambientes cheios de fumo ou poeira densas. O sistema é também capaz de atravessar paredes e digitalizar objetos no interior de espaços fechados como casas, sendo assim uma tecnologia ideal para teatros de batalha urbana.

Em combate urbano e ação anti-terrorista, o sistema de radar de imagens terahertz poderá fornecer imagens estereoscópicas tridimensionais de objetos atrás das paredes, detetar armas escondidas, combatentes entrincheirados mas também identificar tanques ou peças de artilharia assim como outros equipamentos de combate, mesmo que não sejam perceptíveis em ambientes com fumo.

Com a colaboração de vários institutos de investigação no âmbito CETC, a investigação e desenvolvimento deste novo sistema de radar apenas levou pouco mais de dois anos para obter os resultados pretendidos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo