Notícia | Tecnologia | Vida

SLinto: o dicionário on-line de linguagem gestual

O empreendedor japonês Junto Ohki foi um dos premiados na categoria “Tecnologia Aplicada” dos Prémios Rolex para o Empreendedorismo 2016. Em 2011, criou a primeira base de dados de língua gestual on-line, o SLinto. Com acesso gratuito, a plataforma funciona através de crowdsourcing, o que significa que os utilizadores podem adicionar palavras no seu idioma e identificá-lo, contribuindo para o crescimento dessa base de dados dos vários “dicionários” de língua gestual.

Estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo comuniquem através de gestos e há mais de 126 idiomas distintos, cada um com as suas regras gramaticais e vocabulário específicos. O SLinto pretende esbater essas diferenças e eliminar os entraves que as pessoas surdas encontram no seu dia-a-dia. Ao facilitar a comunicação, o acesso à informação e aos serviços, a longo prazo a integração na sociedade será mais fácil.

No Japão, apenas 16% da comunidade surda ingressa no Ensino Superior. Em 2008, os surdos ainda não podiam ter carta de condução nem integrar algumas profissões. Junto Ohki não é surdo, mas a realidade do seu país de origem foi suficiente para o impulsionar na criação esta plataforma inovadora.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo