Teatro Nacional D. Maria II e Embaixada do Brasil celebram o teatro brasileiro,no ano do bicentenário da Independência do Brasil

O Teatro Nacional D. Maria II associa-se à Embaixada do Brasil em Lisboa, a propósito das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, para a apresentação de Leituras Encenadas de Teatro Brasileiro, a decorrer todos os sábados, de 1 a 22 de outubro, no D. Maria II.

2022 marca o bicentenário da Independência do Brasil, declarada a 7 de setembro de 1822. Através de iniciativas que decorrem nos dois lados do Atlântico, este ano de festividades relembra os acontecimentos históricos que levaram ao evento conhecido como o Grito do Ipiranga, evidenciando as relações de mutualismo entre os dois países ao longo dos anos e projetando e construindo pontes para o futuro.

As Leituras Encenadas de Teatro Brasileiro visam contribuir para a justa divulgação da dramaturgia brasileira, trazendo ao D. Maria II textos de alguns dos maiores autores da língua portuguesa do século XX, sob a direção de encenadores reconhecidos do atual meio teatral português.

A iniciativa arranca a 1 de outubro com “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, sob a direção de Keli Freitas; Carla Bolito coordena a leitura do “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, a decorrer dia 8 de outubro; “Agreste”, de Newton Moreno, com direção de Álvaro Correia, é apresentado a 15 de outubro; para encerrar, o diretor artístico do D. Maria II, Pedro Penim, apresenta a sua leitura de “Fala baixo senão eu grito”, de Leilah Assumpção, a 22 de outubro.

As leituras serão feitas pelas vozes de João Grosso, José Neves, Manuel Coelho e Paula Mora, atores do elenco residente do Teatro Nacional D. Maria II, e ainda por Diego Bragà, Diogo Liberano, Lara Mesquita e Nina Morena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

Isabel Santos A eurodeputada Isabel Santos vai organizar em Portugal um conjunto de debates sob o nome “Conversas Europeias”.  Depois…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin