11 projetos portugueses recebem 21,9 milhões de euros através de parceria internacional

São 11 os projetos liderados por empresas portuguesas que receberão 21,9 milhões de euros através do programa “GO PORTUGAL – Global Science and Technology Partnerships Portugal”.

O valor irá servir para o desenvolvimento de projetos e novas tecnologias em áreas diversas como, por exemplo, no domínio das indústrias automóvel e do espaço, da computação avançada, saúde e ambiente. Os 11 projetos são liderados por empresas portuguesas que trabalham em parceria com entidades do sistema científico e tecnológico nacional e equipas de investigação da universidade do Texas em Austin (UT Austin).

“A parceria UT Austin Portugal é a que tem um maior número de projetos apoiados, que representam também a maior fatia do financiamento atribuído. Isto mostra que conseguimos reunir um conjunto de projetos estruturantes para o país, com forte apoio transatlântico à investigação e inovação de base empresarial na dinamização da economia nacional”, afirma o Diretor Nacional do Programa UT Austin Portugal, José Manuel Mendonça.

Entre os projetos financiados estão o desenvolvimento de nano satélites para observação da terra, a utilização de nano sensores para reabilitação de lesões musculares em idosos, a monitorização das alterações climáticas, o desenvolvimento de novos sistemas de revestimento para melhoria significativa do ciclo de vida e desempenho de ferramentas de cortes para as indústrias automóvel e aeroespacial, de ferramentas para a gestão avançada de infraestruturas HPC e de aplicações de Big Data ou ainda para monitorização de pacientes com cancro.

Os projetos financiados mobilizam em Portugal 30 entidades, das quais 10 correspondem a instituições de I&D, 14 a empresas e seis a universidades ou politécnicos. A maior parte dos projetos é liderada por PME nacionais de base científica e tecnológica.

 

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

Moçambique: FMI prevê elevado crescimento do crédito à economia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um crescimento considerável do crédito à economia em 2023 para Moçambique.  Se isso se…
Angola: Governo entrega proposta do OGE 2023 até 15 de dezembro

Angola: Governo entrega proposta do OGE 2023 até 15 de dezembro

O Governo angolano assegurou nesta quinta-feira, 24 de novembro, que vai entregar a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE)…
Cabo Verde regista três casos da sub-linhagem da variante Ómicron “BQ.1.1”

Cabo Verde regista três casos da sub-linhagem da variante Ómicron “BQ.1.1”

Segundo a Ministra da Saúde de Cabo Verde, Filomena Gonçalves, desde o início de novembro houve um pequeno aumento dos…
Portugal reconhece qualificações académicas de 100 refugiados ucranianos

Portugal reconhece qualificações académicas de 100 refugiados ucranianos

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) de Portugal já reconheceu as qualificações académicas de cerca de 100 cidadãos ucranianos desde…