São 11 os projetos liderados por empresas portuguesas que receberão 21,9 milhões de euros através do programa “GO PORTUGAL – Global Science and Technology Partnerships Portugal”.
O valor irá servir para o desenvolvimento de projetos e novas tecnologias em áreas diversas como, por exemplo, no domínio das indústrias automóvel e do espaço, da computação avançada, saúde e ambiente. Os 11 projetos são liderados por empresas portuguesas que trabalham em parceria com entidades do sistema científico e tecnológico nacional e equipas de investigação da universidade do Texas em Austin (UT Austin).
“A parceria UT Austin Portugal é a que tem um maior número de projetos apoiados, que representam também a maior fatia do financiamento atribuído. Isto mostra que conseguimos reunir um conjunto de projetos estruturantes para o país, com forte apoio transatlântico à investigação e inovação de base empresarial na dinamização da economia nacional”, afirma o Diretor Nacional do Programa UT Austin Portugal, José Manuel Mendonça.
Entre os projetos financiados estão o desenvolvimento de nano satélites para observação da terra, a utilização de nano sensores para reabilitação de lesões musculares em idosos, a monitorização das alterações climáticas, o desenvolvimento de novos sistemas de revestimento para melhoria significativa do ciclo de vida e desempenho de ferramentas de cortes para as indústrias automóvel e aeroespacial, de ferramentas para a gestão avançada de infraestruturas HPC e de aplicações de Big Data ou ainda para monitorização de pacientes com cancro.
Os projetos financiados mobilizam em Portugal 30 entidades, das quais 10 correspondem a instituições de I&D, 14 a empresas e seis a universidades ou politécnicos. A maior parte dos projetos é liderada por PME nacionais de base científica e tecnológica.