Portal da Queixa alerta para aumento de burlas em tempos de COVID-19

Apple foi a marca mais usada para tentativas de phishing nos primeiros 3 meses deste ano

A Apple foi a marca mais usada para tentativas de phishing no primeiro trimestre de 2020, a nível global. A informação é do relatório da Check Point Research, onde são destacados os principais alvos dos criminosos que se fizeram passar por grandes empresas durante este período.

Segundo os dados divulgados pelo Brand Phishing Report, a Apple foi o principal alvo dos cibercriminosos no início deste ano. A empresa passou da sétima posição, referente aos 2% de tentativas de phishing a nível global no 4º trimestre de 2019, para o primeiro lugar, registando agora 10% de todas as tentativas de phishing. No top 3 estão ainda a Netflix e o Yahoo.

O objetivo do phishing é roubar informações pessoais dos utilizadores ou as credenciais de pagamentos.

Em comunicado, a Check Point Research explica que num ataque de phishing os criminosos procuram imitar o site oficial ao utilizar um nome de domínio semelhante, assim como um design de website parecido com a plataforma original. O link para o site falso pode ser enviado para os indivíduos por email ou por SMS, com a plataforma a integrar, muitas vezes, um formulário para roubar as credenciais do utilizador, detalhes de pagamento ou outras informações pessoais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Nova terapia repara com sucesso lesões graves da medula espinhal

Nova terapia repara com sucesso lesões graves da medula espinhal

Investigadores desenvolveram uma terapia injetável baseada em nanofibras que permitiu a ratos paralisados ​​com graves lesões na medula espinhal recuperassem…
EUA indicam Cabo Delgado como abrigo de terroristas

EUA indicam Cabo Delgado como abrigo de terroristas

Um relatório sobre terrorismo publicado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA) indica que a província moçambicana de Cabo Delgado…
Angola: Número de pensionistas baixa de 147 mil para 77 mil

Angola: Número de pensionistas baixa de 147 mil para 77 mil

O secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchicanha, partilhou publicamente que o processo de recadastramento e prova de…
Cabo Verde teve mais turistas portugueses entre julho e setembro

Cabo Verde teve mais turistas portugueses entre julho e setembro

O Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde informou que o país recebeu mais turistas vindos de Portugal entre julho…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin