BRASIL: Tribunal Superior Eleitoral nega ataque cibernético após instabilidade nos sistemas informáticos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou ontem à noite, 12 de novembro, uma nota em que nega que tenha sido alvo de um ataque informático. O esclarecimento surge após alguns dos seus sistemas terem sofrido instabilidade durante o dia.

Durante o dia de ontem os sites do TSE, dos tribunais regionais e dos serviços do Processo Judicial Eletrónico ficaram indisponíveis. De acordo com a nota do TSE esta queda dos sistemas “foi motivada por uma sobrecarga interna e não tem relação com interferência externa (ataque cibernético)”.
De acordo com o TSE, o problema ocorreu por causa de um defeito num datacenter, equipamento que armazena e processa dados. O tribunal informou que os técnicos do fabricante do equipamento já estavam a corrigir o problema
O TSE garantiu também no comunicado que o problema técnico não afeta as eleições municipais, cujo primeiro turno está marcado para o próximo domingo (15).





