Consórcio investe 2,1 milhões de euros para construir o Armazém Automático do Futuro em Portugal

Um consórcio acaba de efetuar um investimento de mais de 2,1 milhões de euros ao abrigo do programa Compete 2020, no âmbito da Iniciativa Clube de Fornecedores da PSA, para construir o armazém automático do futuro.

Liderado pela empresa RARI, o consórcio integra também a Universidade de Coimbra, Universidade do Porto (UP) e as empresas Globaltronic, 4iTec Lusitânia SA, NOS Comunicações e NOS Technology.

O projeto propõe-se a desenvolver inovadores sistemas inteligentes, altamente flexíveis, conectados e eficientes, com o objetivo de estabelecer um novo paradigma de armazém do futuro assente na sensorização de pessoas, equipamentos e inventários, bem como na automatização e gestão em tempo real de processos de estabilização, picking e movimentação de materiais/componentes.

O coordenador do projeto na UC, Norberto Pires, salienta a importância estratégica deste consórcio, afirmando que «este projeto é muito importante para a Universidade de Coimbra, pois vem sustentar os nossos esforços de desenvolvimento na Indústria 4.0, reforçar parcerias nacionais com entidades de I&D e empresas e, acima de tudo, posicionar-se como parceiro tecnológico de relevância junto de entidades muito importantes para a economia nacional, como é o caso da PSA, RARI, 4iTec, Globaltronic, NOS e Universidade do Porto».

«Os processos de inovação, por serem forma de criar impacto a partir da geração de conhecimento avançado na Universidade de Coimbra, têm um forte potencial de transformação da Universidade, o que encaramos com grande determinação e interesse. Neste caso, motiva-nos muito a possibilidade de construir as bases do armazém inteligente do futuro em parceria com um consórcio muito relevante para essa tarefa», acrescenta.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Angola e Portugal planeiam cooperar mais no setor da Educação

Angola e Portugal planeiam cooperar mais no setor da Educação

Angola e Portugal querem cooperar nos domínios da realização de Exames Nacionais, do Plano Nacional de Leitura e no projeto…
Timor-Leste: PR diz que povo está mais consciente da rede de tráfico humano

Timor-Leste: PR diz que povo está mais consciente da rede de tráfico humano

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, afirmou nesta terça-feira, 10 de janeiro, que os timorenses estão mais conscientes…
Aliado de Putin comenta que guerra na Ucrânia é confronto entre Rússia e NATO

Aliado de Putin comenta que guerra na Ucrânia é confronto entre Rússia e NATO

O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, considera que a guerra na Ucrânia não é um conflito…
Revista de Imprensa Lusófona de 10 de janeiro de 2023

Revista de Imprensa Lusófona de 10 de janeiro de 2023

“Governo vai financiar 70% do processo eleitoral para legislativas” e “PR Sissoco pede fim de postos de controlo dentro do…