Tecnologia

Drone subaquático russo será testado em 2021

O primeiro submarino não tripulado Sarma vai ser testado no Mar Branco, em 2021.  Trata-se de um veículo russo de longo alcance, concebido para operar na Rota Marítima do Norte, segundo deu conta Igor Denisov, vice-diretor-geral da Foundation for Prospective Research.

De acordo com Denisov, “o desenho técnico está quase concluído, estando o início da produção do protótipo previsto para Julho”. Em 2022-2023 o veículo deverá percorrer toda a Rota Marítima do Norte, superando 10 mil quilómetros debaixo do gelo.

“Com os testes de controle previstos para 2021, pretende-se demonstrar que o dispositivo tem capacidade de viajar 10 mil quilómetros sem emergir e sem usar o motor atómico. A autonomia é calculada para cerca de três meses. O dispositivo é feito em um design modular”, acrescentou Denisov.

Segundo foi anunciado antes, o objetivo dos engenheiros responsáveis pelo projeto é dotar o aparelho de propulsão anaeróbica, independente do ar, mais económica e ecológica do que um motor nuclear e que permitirá ao veículo percorrer distâncias muito longas.

O drone Sarma é desenhado para garantir a segurança de navegação na Rota Marítima do Norte e realizar missões de pesquisa sísmica marítima.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo